segunda-feira, julho 23, 2018
Home > Notícias do Sindicato > Sindicato faz lançamento de Coletivo de Mulheres Bancárias de Alagoas

Sindicato faz lançamento de Coletivo de Mulheres Bancárias de Alagoas

Crédito: Seec-AL
Seec-AL
A criação de um instrumento para ampliar e fortalecer a participação das mulheres na luta da categoria bancária. Este foi um dos principais resultados do Encontro de Formação realizado pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de maio. O novo instrumento, denominado Coletivo de Mulheres Bancárias de Alagoas, visa traçar estratégias e planejar o engajamento feminino nas ações desenvolvidas pelo Sindicato. 

"O coletivo foi formado pensando em estimular a participação feminina nas atividades políticas da entidade, pois não basta estarmos representada apenas em números ou cotas de gênero", disse a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Míriam Albuquerque, de quem partiu a iniciativa de criar o Coletivo, juntamente com as diretoras Arivoneide Moraes e Regina Célia.

Segundo Míriam, além das cotas de gênero que vigoram atualmente no movimento sindical, é necessário um efetivo e continuado trabalho de inclusão das mulheres bancárias nos processos de organização, mobilização e luta, para que possam interferir nas políticas sindicais. Ela cita que um grande avanço, fruto dessa intervenção feminina, foi a ampliação da licença maternidade, que já foi de 3 meses, depois 4 meses e passou recentemente para 6 meses.

Coletivos de Mulheres estão sendo criados em diversas categorias e instâncias políticas, com o objetivo de ampliar a participação e, conseqüente, o poder de decisão das mulheres. Além de atuarem firmemente na defesa dos direitos e das reivindicações da classe trabalhadora como um todo, os coletivos trabalham as políticas e prioridades que dizem respeito às mulheres.

Fonte: Seec-AL