segunda-feira, Abril 23, 2018
Home > Notícias do Sindicato > Cidadania e qualidade de vida no XV Encontro de Bancários Aposentados

Cidadania e qualidade de vida no XV Encontro de Bancários Aposentados

Com o tema “Cidadania e Qualidade de Vida”, o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou, no dia 15 de dezembro, o XV Encontro de Bancários Aposentados, que congregou cerca de 200 bancários e familiares, no Espaço Cultural Marcos Lucena, na sede da Entidade. O evento contou com os representantes dos aposentados de todos os bancos que atuam na Paraíba, palestra sobre o tema, almoço de confraternização e a animação do Clube do Choro da Paraíba.

O presidente do Sindicato, Marcelo Alves, deu as boas-vindas aos presentes e compôs uma mesa virtual com as seguintes personalidades: Rose Cavalcanti (Caixa Econômica Federal), Vânia Moreira (Paraiban), Renato Bezerra (BNB), Carlos Alberto Bogea Serra (AAFBB), Geraldo Magela (Apcef João Pessoa), Sivaldo Torres (Secretário de Aposentados do SEEB-PB), Jurandi Pereira (Secretário Geral do SEEB-PB)  e o vereador Marcos Henriques (PT-PB), ex-presidente do Sindicato.

Sivaldo Torres, secretário de aposentados do Seeb-PB, resgatou memórias de quando o evento teve início. “O tempo passa rápido e já estamos aqui de novo, celebrando mais um congraçamento, que começou em 2002 e nem sabíamos se iria lograr êxito. Felizmente, o nosso Encontro vingou e se tornou um dos maiores eventos da Entidade. Poderíamos ter muito mais colegas aqui conosco. Infelizmente, alguns já se foram e outros tiveram compromissos que os impediram de vir. O importante é aproveitarmos  esse momento de confraternização, de reencontro de antigos colegas de trabalho, inclusive alguns com quem trabalhamos diretamente”, relembrou.

Todos os representantes dos aposentados fizeram suas saudações, das quais reproduzimos a mensagem natalina de Magela: “O Natal e o Ano Novo se aproximam. Então, como será 2018? Não consigo adivinhar. Mas, posso desejar, sonhar e pedir muita saúde, paz, amor, sucesso, prosperidade e uma amizade verdadeiramente fraterna e carinhosa. Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo pra todos nós”, desejou.

Após dissolver a mesa virtual e saudar os presentes, o presidente passou o comando das atividades para as mediadoras Lurdinha Portela e Elisângela Souza, que proferiram a palestra “Cidadania e Qualidade de Vida na Melhor Idade”, mesclando apresentação de slides, vídeo e atividades lúdicas com a participação do público presente. Foi um sucesso!

O presidente do Sindicato, Marcelo Alves, avaliou positivamente o evento, tanto pelo número de presentes, quanto pela qualidade das atividades desenvolvidas no encontro. E aproveitou o ensejo para fazer um balanço das principais ações da Entidade durante o ano.

“Este ano de 2017, foi extremamente difícil para a classe trabalhadora devido à concretização de vários projetos desse governo ilegítimo, que atacam diretamente os trabalhadores. Hoje, vocês estão aposentados, mas já amargaram os dissabores semelhantes aos que estamos passando hoje, durante o governo FHC. Infelizmente, o governo Temer está retirando direitos históricos que muitos de vocês ajudaram a conquistar na luta. Hoje temos uma Convenção Coletiva com 71 cláusulas que vigoram até 31 de agosto, quando teremos que negociar todas elas, por conta da reforma trabalhista que aboliu a ultratividade; ou seja, a manutenção de todas as cláusulas até que um novo acordo seja celebrado”, ressaltou.

O presidente também destacou a necessidade de envolver todos os segmentos da categoria nos enfrentamentos do próximo ano. “Estamos numa mobilização constante contra a aprovação da Reforma da Previdência, que requer uma discussão séria com a classe trabalhadora e o povo. Daí, o nosso compromisso em alertar a sociedade sobre as manobras do governo, bem como sobre quem eleger nas eleições de 2018, uma vez que fazemos parte de uma categoria formadora de opinião, que é referência para a sociedade. Portanto, contamos também com a força de vocês nessa luta. Afinal, só a luta nos garante os direitos e o futuro dos nossos filhos e netos”, concluiu Marcelo Alves.

O evento foi encerrado com o tradicional almoço de confraternização e um show do Clube do Choro da Paraíba, que botou todo mundo pra dançar.