Ao se "despedir" da presidência do Banco Nossa Caixa, o economista Milton Luiz de Melo Santos, só deu pedradas nos funcionários, segundo entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, edição do último dia 9. Para o funcionário de carreira do Banco Central, ao assumir o comando da Nossa Caixa, encontrou um banco "atrasado no crédito, com equipe desmotivada e tecnologia defasada". E isso não é tudo. Apesar de ser oriundo de um banco estatal, criticou a participação do setor público no sistema financeiro, mais especificamente no varejo.

Com emprego garantido depois da quarentena – vai assumir a nova agência de fomento do Estado de São Paulo, segundo noticiou o citado jornal -, Milton Luiz disse que a concorrência com os privados se torna difícil porque em banco público é necessário a realização de concurso público. "O Santander abre uma agência aqui na rua em dez dias; eu levo quatro meses".

Para o presidente do nosso sindicato, Jeferson Boava, o ex-presidente perdeu uma oportunidade de ficar calado. "Por que criticar os funcionários? Mesmo com todos os obstáculos – falta de funcionários, tecnologia obsoleta, infraestrutura adequada, transferências, etc. – a Nossa Caixa deu lucro em 2008. É isso só ocorreu devido o empenho de todos os funcionários".

Nova diretoria – Paulo Euclides Bonzanini, funcionário de carreira do BB, assume hoje o cargo de diretor-presidente da Nossa Caixa. O sindicato espera que a conduta da nova diretoria não seja tumultuada como foi a anterior. "Queremos discutir todo o processo de incorporação. Inclusive, é preciso destacar, nada está garantido. Vamos ter que pressionar e lutar muito para assegurar nossos direitos, incluindo o emprego", observa o presidente do sindicato dos bancários de Campinas, Jeferson Boava.

Seminário – Reunido no último dia 9, o Comando dos Funcionários da Nossa Caixa decidiu realizar seminário nos dias 30 e 31 deste mês. "Na pauta, Plano de Cargos e Salários (PCS), Previdência e Plano de Saúde", destaca Jeferson, que participou da reunião do Comando.

Fonte: Seeb Campinas e região