quarta-feira, setembro 19, 2018
Home > Notícias do Sindicato > Contraf-CUT realiza o 5º Encontro Nacional de Saúde do Bancário

Contraf-CUT realiza o 5º Encontro Nacional de Saúde do Bancário

O 5ª Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Bancário será realizado na 11.ª Conferência Nacional dos Bancários, que tem início nesta sexta 17, no Anhembi, em São Paulo. As questões debatidas serão encaminhadas durante a Campanha Nacional dos Bancários 2009, como as reivindicações e atividades de caráter organizativo.

O Encontro de Saúde contará a presença do professor Laerte Idal Sznelvar*, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que falará sobre o tema "A Organização do Trabalho e a Saúde do Trabalhador".

O secretário de Saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão diz que o debate sobre a saúde do bancário tem avançado muito nos últimos anos, despertando o interesse não só dos dirigentes sindicais, mas também dos próprios trabalhadores de base. "Contudo, é necessário que seja dado um salto de qualidade, fazendo com que de fato essa preocupação se transforme em conquistas concretas", completa.

Para Pavão, isso só será possível se houver a consciência de que é necessário interferir na forma como o trabalho se organiza em todos os seus aspectos. "O professor Laerte, com toda sua bagagem acadêmica e a experiência de vários trabalhos junto a categorias profissionais certamente nos trará uma grande contribuição", conclui.

*O professor Laerte, é médico formado pela Unicamp, especialista e doutor em Ergonomia pelo CNAM – França, pós-doutorado em Psicodinâmica do Trabalho no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l’Action da Chaire de Psychanalyse Santé et Travail, do CNAM, França e já trabalhou no Departamento Intersindical de Saúde do Trabalhador – Diesat e na Fundacentro.

Fonte: Contraf-CUT