Frente a liminar judicial obtida no dia 31 de julho pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, que suspendeu a reforma estatutária do Banesprev, o Santander enviou correspondência nesta quarta-feira, dia 12, para a Contraf-CUT, comunicando que a reunião de instalação do Grupo Técnico de Trabalho (GT) ocorrerá finalmente nesta quinta-feira, dia 13, entre as 13h e às 15h, nas dependências do banco, em São Paulo.

O GT está previsto no Termo de Compromisso do Banesprev, assinado junto com o aditivo do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009, no último dia 30 de março. Ele contará com a participação de representantes da Contraf-CUT, Sindicato, Fetec-SP, Federação dos Bancários de SP/MS e Contec.

"O banco tinha um acordo com os trabalhadores, que foi rasgado. O compromisso assumido pelo Santander determina que o GT tem até três meses para concluir seus estudos e que as partes se comprometem com a manutenção do Banesprev por prazo indeterminado. Conseguimos, na Justiça, restabelecer este acordo", explica Rita Berlofa, diretora do Sindicato.

"Esperamos que o GT elabore um projeto de reforma estatutária que traga garantias para participantes e assistidos, sem os problemas de certas mudanças incluídas na proposta apresentada pelo Banesprev que provocaram uma rebelião na assembléia do dia 1º de agosto", destaca Ademir Wiederkehr, secretário de imprensa da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT