Em reunião realizada na quinta-feira, dia13, nas dependências do Santander, em São Paulo, foi finalmente instalado o Grupo Técnico do Banesprev, que vai estudar as propostas de reforma estatutária, como prevê o Termo de Compromisso, assinado pelo banco com as entidades sindicais, no último dia 30 de março, junto com o aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2008/2009.

Os cinco representantes das entidades sindicais foram: Paulo Salvador (Sindicato dos Bancários de São Paulo), Camilo Fernandes (Contraf-CUT), Isane Pereira (Fetec-SP), João Carlos (Federação dos Bancários do SP/MS) e Silvio Carlos "Biriba" (Contec). Dentre os cinco indicados pelo Santander esteve o presidente do Banesprev, Jarbas Antonio de Biagi.

Os dirigentes sindicais deixaram claro aos representantes do banco espanhol que a intenção não é adotar nenhuma medida que possa ser prejudicial aos participantes e ao fundo. "Nós criamos o Banesprev e temos muito amor por ele, queremos resolver os problemas na mesa de negociação com dialogo sério e, principalmente, que seja respeitado o acordo coletivo de trabalho", disse Paulo Salvador.

"Em nossa historia de luta em defesa do Banesprev, vários episódios comprovam que mudanças só foram implementadas através de negociação, sempre com resultados positivos para todos e não de forma unilateral como vem tentando o Santander", destacou Camilo Fernandes que foi diretor administrativo do Banesprev.

Ficou definido que a prioridade agora é discutir a reforma estatutária e que assuntos também relevantes serão discutidos em encontros seguintes. A próxima reunião ficou marcada para o próximo dia 25 de agosto, onde será apresentada uma proposta de aperfeiçoamento do atual estatuto por parte dos representantes das entidades sindicais.

Isane Pereira relatou ainda que o GT tem um prazo de até 90 dias para o término dos trabalhos "Esperamos que o resultado seja positivo e que a proposta finalizada seja submetida à deliberação no Conselho de Administração e na Assembléia Geral dos Participantes", finalizou Isane.

Fonte: Contraf-CUT