SÃO PAULO – Depois de encerrar conversas com o Bradesco na sexta-feira passada, a Porto Seguro anunciou hoje que unificará suas operações com o Itaú Unibanco. Por meio de fato relevante, as empresas apontaram que se associarão visa à unificação de suas operações de seguros residenciais e de automóveis.

O negócio também abrange um acordo operacional para oferta e distribuição, em caráter exclusivo, de produtos residenciais e de automóveis para os clientes da rede Itaú Unibanco no Brasil e no Uruguai.

"O Itaú Unibanco e a Porto Seguro entendem que, com essa operação, passarão a oferecer o que há de mais completo no mercado brasileiro para seus milhões de clientes e, em especial, para sua extensa rede de corretores de seguros", destacaram as companhias em comunicado.

O negócio ocorrerá em três etapas. Na primeira delas, o Itaú Unibanco realizará a transferência da totalidade de ativos e passivos relacionados à sua atual carteira de seguros residenciais e de automóveis para a companhia que será denominada Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência S.A. Essa companhia, com patrimônio líquido de R$ 950 milhões, será transferida para a Porto Seguro.

Na segunda etapa, a Porto Seguro emitirá ações que representarão 30% de seu novo capital social, que serão entregues ao Itaú Unibanco. Por último, os controladores da Porto Seguro e do Itaú Unibanco constituirão nova sociedade que será denominada Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. (Psiupar) para a qual vão aportar a totalidade de suas ações de emissão da Porto Seguro.

No final, os controladores da Porto Seguro terão 57% da (Psiupar) e o Itaú Unibanco ficará com os 43% restantes. A Psiupar terá 70% do capital da Porto Seguro S.A., que, por sua vez, controlará as subsidiárias da Porto Seguro e a Itaú Unibanco Seguro de Automóvel e Residência.

Consta ainda do fato relevante que o Itaú Unibanco indicará dois dos cinco membros no Conselho de Administração da Psiupar. O banco também apontará dois dos sete membros do Conselho de Administração da Porto Seguro.

A Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência S.A. passará a ser gerida pela Porto Seguro, que contará com as marcas Porto Seguro, Itaú Unibanco e Azul, a ser oferecidas em todos os canais de venda, por meio de diferentes produtos e serviços.

Cabe lembrar que a conclusão da associação depende de aprovação dos acionistas, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Sistema Brasileiro de Defesa de Concorrência.

Fonte: Valor Online