Os bancários da Caixa Econômica Federal realizam às 12h desta quarta, dia 26, em frente à Matriz 1, no SBS, ato para protestar contra o desrespeito da direção do banco em relação às condições de trabalho, o descumprimento de acordo coletivo com desconto de dias parados e o descaso quanto à apresentação de proposta de novo Plano de Cargos Comissionados (PCC). Será mais um ato de repúdio e insatisfação contra abusos da direção da Caixa, em Brasília.

Logo depois, às 14h30, o Comando Nacional dos Bancários e a Caixa estarão reunidos para tratar das pendências relativas ao acordo coletivo de 2008, como o auxílio-alimentação aos aposentados, entre outros assuntos.

Em relação ao PCC, ocorreram algumas negociações com a empresa, mas a Caixa não cumpriu seu compromisso de apresentar uma proposta até o dia 30 de junho. O que fez, até agora, foi apresentar apenas diagnósticos e premissas genéricas.

Os trabalhadores da Caixa reivindicam um PCC com critérios claros e democráticos para a progressão na carreira, e com a devida valorização das funções. Outras prioridades são a isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, a ampliação dos direitos dos aposentados, a contratação de novos empregados, a melhoria das condições de trabalho, o respeito à jornada de seis horas e a democratização da gestão.

Fonte: Seeb Brasília