As promoções por merecimento e por antiguidade serão pagas pelo Banrisul ainda na primeira semana de setembro. A informação foi dada nesta quarta-feira, dia 26, pelo gerente de Gestão de Pessoas da instituição, Gaspar Saikoski, durante reunião com os diretores da Federação dos Bancários (Feeb/RS), Amaro Souza, e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Elisa Farias e Lourdes Rossoni. Na ocasião, os dirigentes sindicais também cobraram a definição do número de vagas por segmento do quadro.

Segundo Gaspar, serão pagas 2.878 promoções com a seguinte distribuição: Quadro A (2.347); Quadro B (12); Funções Diversas (104) e funcionários oriundos da ex-BPD, atual Tecnologia de Informação (415). As promoções serão concedidas por antiguidade ou por merecimento, estas mediante avaliação anual.

No Quadro A 30% dos funcionários do banco serão beneficiados, já no caso dos funcionários da área de TI, 60% receberão promoções.

De acordo com Amaro, o pagamento das promoções ocorre após diversas cobranças do movimento sindical. "Enviamos ofícios ao banco, abordamos o tema na última edição do informativo Nossa Voz e tivemos outras reuniões com a Unidade de Gestão de Pessoas para reivindicar as promoções. Fomos insistentes para viabilizar o pagamento", afirma o dirigente.

O diretor da Feeb/RS lembra que a retomada do Programa de Ginástica Laboral, interrompido pelo Banrisul em junho deste ano, também é outra pendência que está sendo tratada com o banco. Ele observa que o cancelamento do programa causa prejuízos aos trabalhadores, pois se trata se uma iniciativa importante para a prevenção das doenças relacionadas ao trabalho, tanto físicas quanto psíquicas.

Fonte: Marisane Pereira – Feeb/RS