A Contraf-CUT, sindicatos e federações de bancários entregam ao Santander Brasil a minuta específica de reivindicações da Campanha Nacional 2009 nesta terça-feira, dia 1º de setembro, às 16 horas, no Salão Nobre, no 5º andar do prédio do Banespa, no centro de São Paulo. A pauta foi aprovada nas assembléias dos sindicatos realizadas na última semana em todo o País.

Os aditivos do Santander e Real à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2008/2009 foram prorrogados até o próximo dia 30 de setembro. A vigência dos acordos era até o dia 31 de agosto.

Junto com a minuta, será levada a proposta de renovação do acordo coletivo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) do Santander Brasil de 2009. A reivindicação é o pagamento de R$ 3 mil para cada trabalhador do banco.

Reunião das COEs do Santande e Real

Antes da entrega da minuta específica, a Contraf-CUT realiza uma reunião das COEs do Santander e Real, às 14 horas, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Os dirigentes sindicais irão discutir a Campanha Nacional 2009 e o processo de negociações com o Santander Brasil.

"O Santander é o único banco privado que firma aditivo à convenção coletiva. Neste ano, queremos avançar buscando agregar melhorias para valorizar o empenho e a dedicação dos trabalhadores brasileiros. Queremos também a inclusão de cláusulas sociais já conquistadas pelos trabalhadores espanhóis", destaca a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenadora da mesa de negociações, Rita Berlofa.

Principais reivindicações específicas

– garantia de emprego
– centro de realocação profissional
– permanência da licença remunerada pré-aposentadoria (pijama)
– ampliação dos incentivos para aposentadoria
– melhoria das condições de trabalho
– manutenção do patrocínio ao Banesprev, HolandaPrevi e Bandeprev
– eleições para representantes dos participantes no HolandaPrevi e Sanprev
– manutenção do patrocínio da Cabesp
– aumento das bolsas de auxílio educação
– elevação do auxílio academia
– auxílio ao estudo de idiomas
– bolsa de férias
– auxílio para certificação da Anbid

Fonte: Contraf-CUT