Crédito: O Boqueirão
O Boqueirão Uma cidade pequena do Rio Grande do Sul foi novamente alvo de uma quadrilha ousada e aparelhada. Nesta terça-feira, dia 1º de setembro, o município de Boqueirão do Leão, localizada no Vale do Taquari, foi atacada por bandidos que assaltaram as agências do Banrisul, Banco do Brasil e do Sicredi. Funcionários e clientes de um dos estabelecimentos foram feitos de reféns na fuga.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região avalia que o governo do Estado deve investir mais em segurança e em efetivo policial, e os bancos devem cumprir as leis de segurança.

O ataque aos três bancos de Boqueirão do Leão ocorreu no final da manhã desta terça-feira. Seis homens fortemente armados invadiram as três agências e, segundo a polícia, fugiram levando reféns. Após o ataque, a polícia mobilizou todo o efetivo da região nas buscas aos assaltantes.

"Enquanto os bancos continuarem a não investir em instrumentos de segurança, como os vidros blindados e as portas detectoras de metais, bem como o sistema de monitoramento por vídeo, inclusive ampliando o número de vigilantes, e, de outro lado, o governo do Estado não ampliar seu efetivo policial, as vidas continuarão sendo um alvo fácil da bandidagem. Não podemos admitir mais esse descaso. Todos devem assumir as suas responsabilidades!", afirma o diretor Juridico do SindBancários, Lucio Mauro Paz, integranmte do Grupo de Segurança Bancária.

Com os três assaltos, o levantamento mensal do SindBancários já registra 85 ataques a bancos em 2009, sendo 20 em Porto Alegre e 65 no interior do Estado.

Reincidência

No mês passado, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Jandir Bianchini (PMDB), 50 anos, foi morto por um PM durante tiroteio após assalto ao Banco do Brasil.

Ataque semelhante ocorreu no dia 3 de abril, em Cerro Grande, quando uma quadrilha atacou simultaneamente as agências do Banrisul, Sicredi e mais duas cooperativas de crédito.

Estatística do medo – setembro 2009

1. Dia 1: Banrisul – Boqueirão do Leão: assalto com reféns
2. Dia 1: Banco do Brasil – Boqueirão do Leão: assalto com reféns
3. Dia 1: Sicredi – Boqueirão do Leão: assalto com reféns

Fonte: Imprensa/SindBancários com o site zerohora.com