Desconto Assistencial – Estamos encerrando mais uma campanha salarial. Os bancários voltaram ao trabalho e já estão compensando os dias de greve, a diretoria do Sindicato está avaliando o movimento e contabilizando os gastos com a mobilização. É hora de receber a contribuição espontânea dos bancários, através do Desconto Assistencial.

 

A campanha salarial tem custos, desde a realização dos encontros regionais até a o final da greve. São despesas com deslocamento, alimentação, hospedagem, cartazes, panfletos, faixas, banners, jornais, anúncios, carro de som, assistência jurídica, enfim, tudo o que é necessário para fazer acontecer o movimento reivindicatório de uma categoria profissional.  

Este ano, a campanha nacional dos bancários culminou com a deflagração de uma greve que durou 15 dias nos bancos privados, 19 dias no Banco do Brasil, 28 dias na Caixa Econômica Federal e 33 dias no Banco do Nordeste do Brasil. Essa luta tem um preço e quem paga a conta é o bancário, quer seja sindicalizado ou não.  

O Desconto Assistencial foi estipulado no valor de R$ 35, na assembleia do dia 23 de setembro, quando foi deflagrada a greve por tempo indeterminado. E, por ser uma contribuição espontânea, é facultado ao bancário o direito de se manifestar contra o desconto, através de uma correspondência de próprio punho a ser entregue individual e pessoalmente na sede do Sindicato, no horário comercial, dentro de 10 dias a contar da assinatura do acordo. Vide edital abaixo.

EDITAL – DESCONTO ASSISTENCIAL

Pelo presente, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, com endereço à Av. Ministro José Américo de Almeida, 3.100, Tambauzinho, na cidade de João Pessoa – PB, na forma das disposições estatutárias e no disposto na cláusula de Desconto Assistencial, da Convenção Coletiva de Trabalho Aditiva 2009/2010, Condições Específicas, comunica aos bancários sindicalizados ou não de sua base territorial nos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Guarabira, Pirpirituba, Bananeiras, Solânea, Belém, Campo de Santana, Araruna, Barra de Santa Rosa, Picuí, Alagoa Grande, Coremas, Pombal, Serra Branca, Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Tavares, Caaporã, Alhandra, Serraria, Remígio, Araçagi, Paulista, Gurinhém, Caiçara, que poderão opor-se ao Desconto Assistencial, no prazo de 10 dias a partir da data da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (de 20 a 30 de outubro de 2009), mediante entrega de requerimento manuscrito de próprio punho, constando nome, qualificação, número da CTPS, banco e agência, a ser entregue individualmente e pessoalmente na sede do Sindicato, no horário das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas. João Pessoa (PB), 20 de outubro de 2009. 

Marcos Henriques e Silva
Diretor Presidente