O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que sugeriu ao presidente dos EUA, Barack Obama, nessa terça 2 que tivesse bancos públicos para induzir o crescimento e fortalecer o fornecimento de crédito no país. Ele disse que no Brasil os bancos públicos foram os que ajudaram a vencer a crise.

– Não vacilei e o grupo Fiat sabe que eu comprei o banco do Serra (governador de São Paulo). Se tivesse mais banco para vender eu iria comprar para transformar o Banco do Brasil no banco mais importante desse país para financiar o crédito – disse Lula, durante a inauguração de uma fábrica da Case New Holland, empresa do Grupo Fiat em Sorocaba, interior de São Paulo.

Os investimentos na fábrica chegam a R$ 1 bilhão e preveem a contratação de 6 mil empregos diretos e indiretos num prazo de até 10 anos, quando a fábrica deverá atingir a sua capacidade máxima de produção.

Esse é o maior investimento em uma única etapa da indústria de máquinas já feito no país. Além da fábrica de máquinas agrícolas e de construção, haverá um centro de distribuição e logística de peças.

Fonte: Wagner Gomes – O Globo