Nesta segunda-feira (15) comemora-se o Dia Internacional do Consumidor. E para que a data não passe em branco, os órgãos de Defesa do Consumidor de São Paulo programaram atividades que visam ajudar os consumidores a evitar o endividamento, os prejuízos nas compras e no financiamento da casa própria.

A Fundação Procon-SP, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e a Abcom (Associação Brasileira dos Consumidores e Mutuários) aproveitam a data para lançar cartilhas, dar dicas, realizar atendimentos e promover encontros.

Cartilhas e dicas no centro

O Procon entregará cartilhas no Páteo do Colégio, no centro da cidade, até às 16h. A cartilha orienta os consumidores sobre como evitar o endividamento. Os técnicos e representantes da fundação estarão presentes para sanar quaisquer dúvidas.

Além disso, os consumidores poderão contar com as orientações da Defensoria Geral do Estado de São Paulo, que inicia uma parceria com o Procon para orientar os consumidores sobre a questão do endividamento.

Representantes de outros órgãos também estarão no local para ajudar quem passar por ali com dúvidas: OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), Ministério Público, Idec e o Ipem.

O Ipem também aproveitará o dia para lançar uma cartilha com informações para ajudar os consumidores a evitar prejuízos nas compras. O documento com as dicas também será distribuído no Páteo do Colégio, no centro da capital paulista.

A cartilha mostrará produtos com irregularidades que, se comprados, podem gerar prejuízos aos consumidores. Técnicos e especialistas em consumo estarão no local para dar dicas de como evitar a compra desses produtos.

"Nosso papel é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado é tornar mais eficaz o combate a fraudes e irregularidades encontradas em produtos disponíveis no mercado", comentou, por meio de nota, o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula.

Quem não puder passar no centro pode acessar a cartilha por meio do site do Instituto – www.ipem.sp.gov.br.

Encontro e atendimento no interior

Em Presidente Prudente, interior de São Paulo, a Abcom realizará o II Mutirão em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Previsto para acontecer até a próxima sexta-feira (19), o encontro tem por objetivo orientar os consumidores sobre os diversos temas que envolvem consumo.

Nesta segunda-feira (15), a associação lançará o Boletim Informativo, uma cartilha com foco em Habitação.

Nela, os consumidores encontrarão informações sobre como financiar o imóvel por meio do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), quais documentos o vendedor do imóvel deve conceder antes de o mutuário pagar qualquer valor, quando é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e outros assuntos ligados a Habitação
Para o presidente da associação, Lyncoln Hebert da Silva, consumidor bem informado não é lesado.

Por isso, o órgão conta com outros documentos informativos, que podem ser acessados por meio do site www.abcom.org.br.

Fonte: InfoMoney