Crédito: Seeb Brasília
Seeb Brasília Após dois dias de intensos debates, os congressos distritais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, realizados pelo Sindicato dos Bancários de Brasília na sexta-feira e sábado, dias 1º e 2, no Templo da Legião da Boa Vontade (LBV), aprovaram as sugestões de reivindicações dos bancários e elegeram os delegados aos congressos nacionais dos dois bancos públicos federais, marcados para os dias 9 e 10 de julho, em São Paulo.

Os bancários discutiram e deliberaram sobre temas relacionados a saúde e condições de trabalho, previdência, segurança bancária e remuneração.

"A expressiva participação nos congressos, tanto na abertura quanto nos debates do segundo dia, mostra a disposição da categoria para a realização de um campanha vitoriosa", avalia o diretor do Sindicato e empregado da Caixa Enilson da Silva, acrescentando que a mobilização já vendo sendo reforçada junto à base desde o primeiro semestre, com as diversas reuniões realizadas pelo Sindicato nos locais de trabalho e com a consulta em que os bancários apontaram quais devem ser as prioridades para o próximo período.

"Mais uma vez, os bancários do Banco do Brasil deram um grande exemplo de mobilização e unidade. A maioria dos inscritos ao Congresso Distrital compareceu e debateu democraticamente assuntos extremamente relevantes para a categoria. E é com muito orgulho, e com o apoio dos bancários do BB, que o Sindicato inicia o calendário de mobilização para a Campanha Nacional Unificada 2011", afirma o presidente do Sindicato e funcionário do BB, Rodrigo Britto.

O encontro dos empregados da Caixa teve como tema "Valor e dignidade para quem dá sustentação à Caixa" e discutiu assuntos como remuneração e condições de trabalho, Saúde Caixa e Funcef/Aposentados. No congresso também foram eleitos os delegados que irão representar os bancários do DF no 27º Conecef, onde será definida a minuta de reivindicações a ser negociada com a direção da Caixa.

Depois de oito horas de intensas discussões, os bancários do Banco do Brasil aprovaram em assembleia as propostas do Congresso Distrital, que serão levadas agora ao 22º Congresso Nacional dos Funcionários do BB. Com exatos 51 itens, a pauta dos trabalhadores de Brasília inclui assuntos relacionados aos bancos públicos, Plano de Cargos e Salários (PCS), Plano de Carreiras e Remuneração (PCR), saúde, condições de trabalho, Cassi e Previ.

O evento contou com grande participação de bancários incorporados, cujas propostas que serão encaminhadas ao encontro nacional terão como prioridade a resolução de problemas das áreas de saúde e previdência.

Fonte: Contraf-CUT, com Seeb DF