Entre os dias 29 e 31 de julho, bancários e bancárias de todo o Brasil estarão com as atenções voltadas para São Paulo, onde estará ocorrendo a 13ª Conferência Nacional dos Bancários. Realizado pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, o evento reúne os delegados eleitos em conferências regionais em todo o país para definir a pauta de reivindicações da categoria para a negociação unificada com os bancos e dar a largada na Campanha Nacional dos Bancários 2011.

A conferência é o evento mais importante do ano no calendário do movimento sindical bancário. É o momento em que as demandas de todo o país, discutidas e aprovadas nos eventos organizados pelas federações e sindicatos, são debatidas e formam a pauta de reivindicações da categoria", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT. "É o ponto culminante de um processo de construção democrática que envolve toda a base da categoria."

Consulta

Durante a conferência, será apresentado o resultado da consulta nacional organizada pela Contraf-CUT e realizada pelos sindicatos e federações, que visa identificar as principais demandas dos trabalhadores. As entidades que ainda não enviaram os resultados devem fazê-lo o quanto antes pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br.

Veja a programação:

29/julho
10h00 às 18h00 – Credenciamento

14h00 às 15h30 – Painel sobre Saúde e Condições de Trabalho: "A saúde do trabalhador no contexto atual da relação capital x trabalho"
Dr. Dalmo de Abreu Dallari (jurista e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

15h30 às 17h00 – Painel sobre Igualdade de Oportunidades: "Teoria econômica da discriminação"
Pedro Chadarevian, professor de Economia da UFSCAR

17h00 às 18h00 – Apresentação resultados da Consulta e Pesquisa da Campanha Nacional 2011

19h00 – Abertura

30/julho
08h00 às 13h00 – Credenciamento

09h00 – Apresentação do vídeo do Observatório Social

09h20 às 13h30
Votação do Regimento Interno

Análise de Conjuntura: Deputado Ricardo Berzoini
Sistema Financeiro Nacional: Fernando Cardim, professor titular do Instituto de Economia da UFRJ

Painel sobre Emprego e Remuneração:
– Dr Grijalbo Fernandes Coutinho, Juiz Federal do Trabalho da 19ª Vara, em Brasília (TRT/10ª Região) , ex-presidente da Associação Latin-americana dos Juízes do Trabalho e ex-presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho)
– Dra Zilmara David de Alencar, Secretaria de Relações do Trabalho do M.T.E. (a confirmar)
– Miguel Huertas, técnico da subseção do Dieese na Contraf-CUT, mestre em Economia Política (PUC São Paulo) e professor de economia da Universidade São Judas.

14h30 às 18h30 – Trabalho em grupos (04 temas)
Grupo 1 – Emprego e Remuneração
Grupo 2 – Saúde e Condições de Trabalho
Grupo 3 – Segurança Bancária
Grupo 4 – Sistema Financeiro Nacional

31/julho
09h00 às 13h00 – Plenária final

Fonte: Contraf-CUT