O Sindicato dos Bancários de Brasília promove neste sábado, dia 23, a plenária e a assembleia geral dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal. Bancários, financiários e cooperativários realizarão uma análise de conjuntura econômica e política e definirão suas estratégias de lutas e prioridades a serem levadas para as mesas de negociações.

Trata-se da segunda e terceira etapas do Congresso do Sindicato dos Bancários de Brasília, cuja programação teve início nos dias 11 e 12, com painel sobre o adoecimento psíquico na categoria bancária e um debate sobre terceirização, respectivamente, dentro do Ciclo de Debates, que foi encerrado na terça 19, com uma discussão sobre direitos trabalhistas e previdenciários.

Na plenária apenas poderão participar como delegados do Congresso os trabalhadores do Ramo Financeiro associados ao Sindicato dos Bancários de Brasília. Os demais interessados em acompanhar os debates podem participar como observadores.

Após o encerramento da plenária, será realizada a assembleia geral dos trabalhadores do Ramo Financeiro. O objetivo é ratificar as decisões da plenária e debater o desconto assistencial. Podem participar da assembleia, com direito a voz e voto, todos os trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal, sindicalizados ou não.

Na assembleia também serão eleitos os delegados que representarão os bancários de Brasília na 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá na próxima semana em São Paulo.

A direção do Sindicato reforça a importância de todos os trabalhadores do Ramo Financeiro participarem da plenária deste sábado para somar forças e construir propostas que representem os interesses reais das categorias nas negociações. Não deixem que outros decidam por você, venha fazer parte do Congresso do Sindicato dos Bancários de Brasília 2011 – Construindo a Unidade do Ramo Financeiro.

Veja a programação:

8h – Café da manhã

9h – Abertura

9h30 – Regimento Interno

10h – Análise de Conjuntura e Debate

Sérgio Mendonça – diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e economista formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Ladislau Dowbor – conselheiro do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). É formado em economia política pela Universidade de Lausanne (Suíça), doutor em ciências econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia).

11h30 – Grupos de Trabalho:

Bancários – CCT e Conferência Nacional dos Bancários

Financiários – Campanha Nacional dos Financiários e construção da unidade da categoria

Cooperativários – Acordos específicos e construção da unidade nacional

13h – Assembleia geral dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal

Fonte: Seeb Brasília