Crédito: Comitê Betinho
Comitê Betinho
Cisterna: captação de água da chuva para enfrentar a seca no Nordeste

O Comitê Betinho da Ação da Cidadania, contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundado por funcionários do Banespa há 18 anos, ampliará o número de cisternas na Região Nordeste com a construção de mais nove no município de Pesqueira, em Pernambuco, através de parceria com a Cáritas. Com isso, 206 reservatórios atenderão as famílias quilombolas do semi-árido nordestino.

Os equipamentos serão batizados com o nome de Josué de Castro, Dom Helder Câmara e Betinho. "Essa parceria resgata um antigo sonho desses homens que despertaram e convocaram a sociedade para, através do espírito de solidariedade e cidadania, combater problemas na área de segurança alimentar e nutricional, fome e miséria. Além de direitos como o acesso à água, terra e trabalho", explica o padre Jandeílson Rodrigues de Alencar, secretário regional da Cáritas.

De acordo com José Osmar Boldo, vice-presidente do Comitê Betinho, das 206 cisternas financiadas, 132 foram através de recursos dos bancários e das entidades de representação dos trabalhadores. "Isso demonstra o espírito de solidariedade e cidadania da categoria e dos seus dirigentes".

Campanha por Cisternas

O Comitê trava uma campanha permanente, com seus parceiros, para ampliar a população beneficiada por cisternas – tanques, abaixo do nível do solo, onde se conservam as águas da chuva, utilizadas pelas famílias principalmente para beber e cozinhar, com capacidade de armazenar 16 mil litros de água.

É possível contribuir para a campanha fazendo depósito na conta corrente do Banco Santander, agência 0001, conta 13-027407-9, CNPJ 02.336.848/000-11 ou nas contas poupanças do Bradesco (agência 3003-1, conta 100.8818-6) e do Banco do Brasil (agência 0018-3, conta 85406-9).

Além das cisternas

O Comitê também destinou recursos para o plantio de 3 mil mudas frutíferas, distribuição de 750 quilos de semente de feijão, três hectares de palma forrageira e construção de 11 barragens subterrâneas. Dezenas de caprinos e galinhas, utilizados para alimentação e geração de renda, também foram financiados pela iniciativa.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo e Comitê Betinho