Os delegados sindicais do Banco Regional de Brasília (BRB), representando todos os empregados do banco, aprovaram na sexta-feira (12) a pauta de reivindicações específicas para 2011 no Seminário dos Funcionários do BRB, que ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília. Na ocasião, também foram discutidos os problemas que têm sido enfrentados pelos bancários. Após o seminário foi realizada a assembleia, aberta a todos os funcionários do banco, que ratificou as decisões debatidas ao longo do dia.
 

Critérios de seleção interna baseados no mérito; melhores condições para qualificação em nível superior para graduação e pós-graduação; PCCS amplo, profissional e que represente ganhos salariais e organizacionais; aumento nos auxílios alimentação, educação e creche de no mínimo um salário mínimo; aumento do piso salarial e redução dos juros e isenção de tarifas para os funcionários são alguns dos itens aprovados pelos bancários para a pauta específica.

Conforme definido na 13ª Conferência Nacional dos Bancários, a reivindicação sobre remuneração é de 5% de aumento real, mais a inflação do período (a data-base dos bancários é 1º de setembro).

Segundo Cida Sousa, diretora do Sindicato e funcionária do BRB, o Seminário foi positivo. "Esse foi um seminário muito expressivo, que contou com vários delegados sindicais e teve como resultado a convicção de que queremos melhorias nas condições de trabalho e remuneração".

Para o secretário-geral do Sindicato, André Nepomuceno, os bancários do BRB estão em total harmonia com a Campanha Nacional. "Eles estão de parabéns. Conseguimos debater assuntos importantes para os funcionários do banco, como temas relacionados à Régius, ao BRB Saúde e a outras políticas importantes e que agregam força ao movimento da Campanha, que já iniciou".

As estratégias de mobilização definidas no seminário são, segundo o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, fundamentais para a campanha. "Ficou acordado entre os delegados que eles encaminharão as discussões que tivemos aqui aos seus respectivos locais de trabalho, buscando a maior mobilização possível na luta por um acordo coletivo que reflita os anseios dos funcionários do BRB".

Com a realização do seminário e a conclusão da minuta com as reivindicações, o Sindicato agora fará a entrega das pautas geral e específica à diretoria do banco, em data a ser agendada.

Fonte: Seeb Brasília