Crédito: Seeb Bahia
Seeb Bahia

A Campanha Nacional dos Bancários chega às agências da Bahia, nesta terça-feira (23), um dia depois do ato político de lançamento. A manifestação atraiu políticos, ativistas e população para o Banco do Brasil, agência Centro, Comércio.

Como em anos anteriores, a mobilização foi em alto nível. Faixas, cartazes, perna de pau, palhaço, malabaristas, repentistas e muitas bolas coloridas deram um toque especial ao movimento.

A abertura ficou por conta do presidente do Sindicato, Euclides Fagundes, que convidou a população para participar da luta. "É durante a campanha que podemos negociar melhorias para trabalhadores e clientes. A luta dos bancários é também pela redução dos juros, das tarifas e por seguranças nas agências do país".

A campanha salarial deste ano tem o tema Valorização dos bancários e respeito aos clientes. A intenção é exigir do setor mais lucrativo da economia reconhecimento e melhorias efetivas. "O lucro dos bancos é conseguido graças ao suor dos funcionários e o dinheiro da população. Portanto, é justo que a minuta seja atendida por completa", explica o diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato, Adelmo Andrade.

Entre as reivindicações, reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período, projetada em 7,5%), PLR de três salários mais R$ 4.500,00 e piso de R$ 2.297,51. Contratações, combate às terceirizações e à rotatividade, fim das metas e do assédio moral também são destaques.

Fonte: Seeb Bahia