Crédito: Seeb PA

Seeb PA O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, iniciou na quinta-feira, 8 de setembro, o processo de negociações específicas com o Banpará da Campanha Nacional. Na primeira rodada foram discutidos os itens relacionados abaixo. O banco se comprometeu responder na próxima reunião agendada para o dia 14 de setembro.

. Como fica o auxílio aluguel? (art. 14);
. Como fica a licença prêmio para os novos funcionários e para os que têm mais de 30 anos de banco? (art. 45);
. Qual a resposta do banco sobre a guarda das chaves não ficar mais na mãos dos bancários? (art. 55);
. Quando será reestruturado o Sesmt para que possa dar total assistência a bancários assaltados, seqüestrados e adoecidos? (art. 76);
. Quando haverá a contratação de novos funcionários para acabar com a extrapolação de jornada e garantir o suprimento adequado de postos e agências? (art. 92);
. Quando fica pronto o estudo das comissões e quando será implantado? (art. 29).

Nesta rodada foi definida que as negociações em torno do Plano de Cargos e Salários (PCS) serão tratadas em uma mesa paralela, tendo em vista a relevância do tema, que poderia dificultar o avanço das negociações sobre as demais cláusulas da minuta em debate esse ano.

"A ideia da mesa do PCS é resolver o que há de pendências para sua conclusão e imediata implantação, já que esse assunto já faz parte do Acordo Coletivo vigente", explica a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim.

Confira abaixo o calendário de negociações:

Dia 14, às 9 horas: reunião específica sobre PCS;
Dia 14, às 16 horas: artigos econômicos específicos do Banpará que constam na minuta;
Dia 21, às 16 horas: artigos de saúde, segurança e condições de trabalho;
Dia 28, itens restantes da minuta.

Ação de cumprimento – Sobre a ação em que o Sindicato do Pará cobra judicialmente as respostas de cláusulas não cumpridas no Acordo Coletivo 2010/2011, o Banco ficou de apresentar, na reunião dia 14, o detalhamento do que está sendo feito para cumprir o que assinou.

Pela Contraf-CUT o vice-presidente, Neemias Rodrigues. Representando o Sindicato dos Bancários do Pará, a presidenta Rosalina Amorim e as diretoras, Érica Fabíola, Odinéa Gonçalves e Heidiany Katrine. Pela Fetec-CUT/CN, a diretora Vera Paoloni. Representando a Afbepa, Kátia Furtado e Cristina Quadros. Já o Banpará foi representado pela diretora de administração, Márcia Miranda, a superintendente de Gestão de Pessoas, Alice Coelho, o assessor da Dirad, Edvaldo Caribe e a assessora da presidência, Thaís.

Fonte: Seeb PA