Inscrições estão abertas até quarta-feira

Com o tema “Mulher e Poder”, as bancárias do Espírito Santo vão debater as relações de gênero no trabalho e na vida social, com destaque para as novas configurações do trabalho bancário e o papel das mulheres no sindicalismo. O 3º Encontro da Mulher Bancária acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, em Vitória, e o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo está com as inscrições abertas.

“O Encontro é um espaço de diálogo e troca entre as mulheres bancárias, onde podemos refletir sobre o nosso cotidiano como mulheres e como trabalhadoras para superar os diversos tipos de opressão que enfrentamos no dia a dia. A participação das bancárias é muito importante”, afirma Rita Lima, diretora do Sindicato.

A secretária de Mulheres da Contraf-CUT, Deise Recoaro, será uma das palestrantes do painel “As relações de gênero e poder no trabalho bancário”.

“É um tema essencial a ser debatido, quando a realidade atual do mercado financeiro mostra que as bancárias, mesmo sendo metade da categoria, continuam sendo discriminadas pelos bancos e ganhando menos do que os homens”, aponta Deise.

Os dados da Pesquisa de Emprego Bancário (PEB), divulgada pela Contraf-CUT no último dia 25, revela que, enquanto a média dos salários dos homens na admissão foi de R$ 3.678,54 nos dois primeiros meses deste ano, a remuneração das mulheres ficou em R$ 2.765,15, valor que representa 75,2% da remuneração de contratação dos homens.

Companhia de teatro paulista abrirá evento

A abertura do encontro contará com a participação da Kiwi Companhia de Teatro, de São Paulo, com o espetáculo “Carne – Patriarcado e Capitalismo”. A peça discute a relação do capitalismo com a opressão e violência sofridas pelas mulheres, e será apresentada pela primeira vez no Espírito Santo.

“A proposta de abrir o encontro com um peça teatral é iniciar os debates de uma forma diferente, que envolva as mulheres bancárias e que traga, além do debate político, elementos da arte e da cultura para o nosso encontro”, explica Lucimar Barbosa, diretora do Sindicato.

Confira programação completa

SEXTA-FEIRA (4/04)

18h30 – Abertura

19h – Espetáculo “Carne – Patriarcado e Capitalismo”. Kiwi Companhia de Teatro (SP).

20h30 – Roda de conversa sobre a peça teatral

SÁBADO (5/04)

9h30 – Painel de debate: Mulher e poder – espaço público e privado.

Perfil 1- O papel da mulher nos processos produtivos a e diferenciação entre público e privado

Painelista: Liliana Segnini – Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Perfil 2 – As relações de gênero e poder no trabalho bancário

Painelista: Deise Recoaro – Secretária de Mulheres da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

13h – Almoço

14h30 – Painel de debate – Mulher e poder no sindicalismo

Tema: A luta e a atuação das mulheres bancárias no Sindicato dos Bancários/ES.

Painelista: Rita Lima – diretora do Sindibancários/ES, integrante do Coletivo de Mulheres da entidade e professora da Faculdade São Geraldo.

16h – Grupos de Trabalho

17h – Avaliação

17h30 – Encerramento

Inscrições

Até o dia 2 de abril no site bancarios-es.com.br

Fonte: Contraf-CUT com Seeb ES