Seeb Piauí

Bancários chamaram a atenção da população com o mote da campanha: "Só a Luta te Garante" - Seeb Piauí

Bancários chamaram a atenção da população com o mote da campanha: “Só a Luta te Garante”

Dirigentes sindicais percorreram os locais de trabalho em várias regiões de Teresina  –  Nesta quarta-feira (17), a direção do Sindicato dos Bancários do Piauí fez o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2016 no centro de Teresina. A concentração teve início em frente à agência da Caixa Conselheiro Saraiva, na Praça Rio Branco, e depois seguiu para o BNB da Rua Rui Barbosa, passando pelo Bradesco, Santander, e encerrando no Banco do Brasil, todos na Rua Álvaro Mendes.

Munidos com faixas e banners com o slogan da Campanha 2016, “Só a Luta Te Garante”, os dirigentes sindicais convocaram os demais colegas de banco a participarem do lançamento e divulgar as reivindicações da categoria que este ano está pedindo um aumento real de 5%.

O presidente do Sindicato, Arimatéa Passos, enfatizou que a pauta não é voltada somente para os bancários, mas também para os clientes, uma vez que lutam por um melhor atendimento, mais contratações e mais segurança nas agências. “Estamos comunicando à população e categoria bancária que este é o lançamento da nossa campanha e que as rodadas de negociações já começaram, mas não sabemos como será o desfecho”, diz.

Ele explica que a campanha deste ano será difícil, “mas precisamos avançar em nossas conquistas, pois Só a Luta Te Garante”, complementa o sindicalista.

O diretor de Aposentados, Francisco Reis Rego, falou que os bancos estão cobrando taxas e tarifas abusivas, “mas a campanha não é só dos bancários, mas de toda a sociedade, por isso, precisamos caminhar juntos”, avalia.

Por sua vez, a diretora de Imprensa e Comunicação, Maria Hortência Cantanhede, conclamou todas as mulheres bancárias a se unirem e lutar com a categoria nesta campanha. Ela informa que a maior ameaça do atual governo é com relação a privatização da Caixa Econômica Federal. “A Caixa é o maior banco social que temos, e não estamos aqui para perder e sim para ganhar. Sabemos que com a privatização, tudo vai mudar”, pondera.

Alertando a população que se trata do lançamento da Campanha 2016, o diretor Carlos Augusto fez questão de esclarecer aos clientes que não se tratava de greve dos bancários. “Estamos em período de negociação e nosso movimento é ordeiro e pacifico, pois só assim conseguiremos alcançar nossas reivindicações”, enfatiza, comentando que o SEEBF-PI está mobilizando a categoria nas agências da capital e interior do Piauí.

Para finalizar, o funcionário do BNB Centro e primeiro secretário do Sindicato, Marcus Vinícius, destacou o momento como importante para a categoria se reunir com os patrões no sentido de negociar as reivindicações dos bancários. “Estivemos reunidos com a direção do banco em Fortaleza, entregamos nossa minuta específica e já tivemos a primeira rodada de negociação”, observa o dirigente sindical, esclarecendo que foram tratados temas como reclassificação das agências do BNB e ponto eletrônico. “Sabemos que a quantidade de funcionários e caixas eletrônicos é insuficiente para atender a demanda e a sociedade tem que ser atendida com qualidade”, conclui, pedindo a colaboração dos clientes no sentido de compreender que este tipo de mobilização é necessário para a categoria lugar por seus direitos junto aos donos de bancos.

Fonte: Seeb Piauí