segunda-feira, dezembro 9, 2019
Home > Notícias do Sindicato > Contraf-CUT participa de audiência no Senado contra privatizações

Contraf-CUT participa de audiência no Senado contra privatizações

Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deve discutir, nesta segunda-feira (6), às 18h, em audiência pública, o impacto das privatizações para as políticas de desenvolvimento nacional, soberania e segurança energética. O pedido de audiência é do senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

No requerimento, o senador destaca que o governo federal anunciou no dia 23 de agosto de 2017 a pretensão de privatizar 57 (cinquenta e sete) empresas e projetos, incluindo a Eletrobrás, a Casa da Moeda, a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) e os aeroportos de vários estados brasileiros. O governo também pretende vender a participação de 49% que tem, por meio da Infraero, de outros aeroportos. Está previsto a concessão da rodovia BR-364 e a relicitação do trecho da BR-153. No setor portuário, serão 15 terminais a serem privatizados.

Para Lindbergh, os processos de privatizações anteriores não trouxeram resultados esperados para o país. Segundo ele, a forma acelerada como se pretende privatizar o patrimônio nacional, sem planejamento de longo prazo, sem avaliação de impactos no desenvolvimento regional, sem estratégia de retomada do crescimento do país e sem que os interesses da população sejam preservados, necessita ser amplamente discutida e denunciada.

Também participarão da reunião, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT); a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae); Aluízio Júnior, Presidente do Sindicato Nacional dos Moedeiros; Carlos Alberto Lucio Bittencourt Filho, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Clemente Ganz Lúcio, Diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e o professor Nelson José Hubner Moreira.

A reunião está prevista para acontecer na Sala 19 da ala senador Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado e Contraf-CUT