domingo, setembro 23, 2018
Home > Destaques > Abertas inscrições para Eleição de Delegados Sindicais do BB, Caixa e BNB

Abertas inscrições para Eleição de Delegados Sindicais do BB, Caixa e BNB

O Sindicato dos Bancários da Paraíba abre, de hoje até o dia 16, as inscrições para as Eleições de Delegados Sindicais do Branco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Poderão se inscrever bancárias e bancários sindicalizados(as), através de mensagem eletrônica (seeb@uol.com.br) ou pessoalmente, na Secretaria Geral da Entidade, das 8h às 17h30. As eleições vão acontecer nos locais de trabalho, no período de 23 a 31 de julho de 2018.

O(a) Delegado(a) Sindical é o(a) representante da categoria no seu local de trabalho e é o elo entre a base que o(a) elegeu e o Sindicato. Tem como atividades essenciais: organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário; participar e auxiliar na organização de eventos do Sindicato, bem como representar o Sindicato perante a sua base e distribuir os materiais da Entidade.

Quais as atividades de delegado sindical?

  • Representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato;
  • Encaminhar reivindicações especifica;
  • Acompanhar o cumprimento dos contratos coletivos, da legislação trabalhista e previdenciária;
  • Promover o diálogo entre os funcionários para apresentar críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, bem como conciliar conflitos individuais.

Quais os direitos do(a) delegado(a) sindical?

  • Podem se ausentar para participação em atividades sindicais com a quantidade de dias definidas no acordo de cada banco. A ausência nestas condições será considerada como falta abonada e dia de trabalho efetivo para todos os efeitos legais;
  • O representante sindical de base não poderá ser removido do seu local de trabalho durante a vigência do mandato;
  • A ação do representante sindical de base é livre, bem como o acesso a comunicação com os demais colegas de trabalho;
  • Fica vedada a dispensa do empregado eleito delegado sindical, a partir do momento do registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o final do seu mandato, salvo se cometer falta grave.

O presidente do Sindicato, Marcelo Alves destaca a importância do Delegado Sindical na conjuntura atual em que a categoria profissional está envolvida na Campanha Nacional dos Bancários 2018; a primeira após a vigência da nova legislação trabalhista, fruto do golpe contra os trabalhadores.

“Em um ano de copa do mundo, com eleições para a Presidência da República, senado, câmara federal e governos estaduais, quando estamos encaminhando a primeira campanha nacional da categoria sob a vigência da nova legislação trabalhista (Lei 13.467/2017), precisamos estar unidos e mobilizados em defesa dos nossos direitos ameaçados. Daí a importância de contarmos com essa força que vem da base, através da atuação dos(as) Delegados(as) Sindicais, uma vez que dia 31 de agosto expira a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que foi afetada em 43 cláusulas pela Lei da Reforma; ou seja, 61% das nossas conquistas históricas regulamentadas pela CCT está ameaçada. E essa luta é de todos nós”, concluiu.

Fonte: Seeb-PB