sábado, maio 30, 2020
Home > Bancos > Empregados apresentam sintomas da Covid-19 e oito agências da Caixa Econômica são fechadas nesta sexta-feira, 15

Empregados apresentam sintomas da Covid-19 e oito agências da Caixa Econômica são fechadas nesta sexta-feira, 15

Oito agências da Caixa Econômica Federal, vinculadas à SR João Pessoa, foram fechadas nesta sexta-feira (15) depois que vários empregados apresentaram sintomas da covid-19. Eles foram afastados do trabalho e as agências passarão por um processo de sanitização. Ao menos dez pessoas, entre funcionários e terceirizados, já testaram positivo para a doença, um deles está internado e o caso é delicado.

Segundo relatos dos empregados, a ausência de medidas de proteção provocou o aumento de casos repentinamente. Um dos protocolos da Caixa diz que nos casos suspeitos (com apresentação de atestado médico) ou confirmados por exame, o procedimento é afastar imediatamente o empregado e os colegas que tiveram contato com ele, providenciar a sanitização da agência e designar outra equipe para realizar o atendimento. “Em alguns casos, a limpeza não é realizada de imediato e só ocorre quando a outra equipe já está trabalhando. Nesse vai e vem de equipes, o vírus vai se espalhando”, denunciou um empregado que não quis se identificar.

Hoje pela manhã, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba (o presidente Lindonjhonson Almeida, a secretária geral Silvana Ramalho, a secretária de relações intersindicais Paula Brito e o secretário de comunicação Paulo Henrique) se reuniu, por videoconferência, com o novo superintendente da Caixa na Paraíba, Arnaldo Barcellos Neto, e cobrou medidas efetivas para garantir a saúde dos bancários.

Arnaldo, que faz parte do grupo de risco e vai continuar em Juiz de Fora (MG) até o fim da pandemia, informou que foram criadas equipes fixas para atuarem nas agências com casos confirmados ou suspeitos, até que as equipes originais cumpram o período de quarentena recomendado pelo protocolo da Caixa. “Quando acabar esse período, os empregados das equipes fixas serão encaminhados para trabalho home office ou serão designados para uma única agência pelo período de cinco dias, de forma a evitar que tenham contato com outros empregados”, explicou .

Os diretores também cobraram agilidade na sanitização das agências que entrarem no protocolo, bem como a divulgação para o sindicato da quantidade de casos suspeitos e confirmados.

Auxílio Emergencial

Com o anúncio do calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, que começa na próxima segunda-feira, os empregados estão apreensivos com as longas filas que se formam fora das agências e ajudam a disseminar o vírus. O superintendente afirmou que a maioria das agências já tem vigilantes para ajudar na organização das filas e que estão sendo contratados profissionais para as demais unidades. Nenhuma agência da Paraíba abrirá neste sábado (16).

Home Office

A Caixa anunciou hoje a prorrogação do projeto remoto até o dia 31 de maio. A prorrogação poderá ocorrer por mais tempo, a critério e necessidade da instituição. Dos mais de 85 mil empregados em todo o país, 70% estão em home office, além dos que pertencem ao grupo de risco. O restante está na linha de frente do atendimento. Apesar das cobranças das entidades sindicais, o governo se recusou a distribuir o pagamento do auxílio para outros bancos, sobrecarregando os empregados da Caixa, que vêm enfrentando uma jornada de trabalho exaustiva.

A secretária-geral do Sindicato dos Bancários e empregada da Caixa Econômica, Silvana Ramalho, disse que o cuidado e a proteção à saúde dos colegas é prioridade. “O sindicato cobra diariamente que os protocolos sejam cumpridos de imediato. E destacamos a nossa atenção especial para os que estão na linha de frente do atendimento para garantir o pagamento dos benefícios sociais nessa missão que a Caixa está cumprindo, graças ao empenho dos empregados que vêm atuando com zelo e coragem”, concluiu.

Agências fechadas:

  • Parahyba (no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa)
  • Trincheiras (no centro de João Pessoa)
  • Cidade Antiga (no Varadouro, em João Pessoa)
  • Agência Tibiri (em Santa Rita)
  • Cruz das Armas (em João Pessoa)
  • Ministro José Américo (em João Pessoa)
  • Mag Shopping (em João Pessoa)
  • Sapé.

Fonte: Seeb – PB