terça-feira, julho 14, 2020
Home > Campanha Nacional > Campanha Nacional 2020 > Encontro Estadual dos Bancários acontece por videoconferência neste sábado, 27

Encontro Estadual dos Bancários acontece por videoconferência neste sábado, 27

Neste sábado (27), o Sindicato dos Bancários da Paraíba vai realizar o Encontro Estadual dos Bancários da Paraíba, a partir das 9h30, por videoconferência devido à pandemia do novo coronavírus. O presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, convoca toda a categoria para participar do Encontro que escolherá os delegados aos congressos nacionais do BB, Caixa (Conecef) e BNB, e à Conferência Regional da Fetrafi-NE.

O evento faz parte da Campanha Nacional dos Bancários e vai contar com a participação de Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da técnica do Dieese-SP, Vivian Machado, que vão contribuir para a mobilização da categoria nessa conjuntura totalmente adversa à classe trabalhadora.

Com uma dinâmica bastante simples e uma programação compacta, o evento vai propiciar a análise econômica e financeira feita pelo Dieese e com a análise da conjuntura política em que vai se desenvolver a campanha dos bancários este ano, sob a ótica da Contraf-CUT. Em seguida, haverá um espaço para a contribuição de bancários e bancárias participantes da videoconferência. O evento vai culminar com a escolha dos nossos representantes nos fóruns regionais e nacionais que vão aprimorar a nossa pauta de reivindicações na campanha 2020.

Naturalmente, muitos dos assuntos debatidos no Encontro fazem parte da Consulta da Campanha Nacional 2020 que vai nortear os rumos e as estratégias adotadas pela categoria no embate com os banqueiros.

O presidente do Sindicato ressaltou a importância da participação de todos nesse encontro, que representa o alicerce da campanha em um ano atípico, em meio a uma pandemia sem precedentes, onde os banqueiros agem com descaso total com seus empregados.

“Em plena crise provocada pelo terrível coronavírus, o governo nazifascista continua a emitir medidas provisórias e decretos que retiram ainda mais direitos da sofrida e ameaçada classe trabalhadora e caminha para a privatização do patrimônio nacional. E nessa onda favorável aos patrões, os banqueiros fazem pouco caso com a segurança, a saúde e a vida de usuários, clientes e bancários, principalmente os que estão na linha de frente do pagamento dos benefícios sociais. É por isso que é muito importante a participação de toda a categoria nos debates desse encontro de sábado, que é uma ótima oportunidade para reforçarmos a nossa mobilização e nos posicionarmos politicamente com os rumos do nosso país”, concluiu Lindonjhonson Almeida.

Eis os temas que serão debatidos durante o Encontro:

  • Ultratividade;
  • Defesa do Emprego;
  • Aumento real e PLR;
  • Teletrabalho;
  • Sindicalização virtual;
  • Bancarização (fechamento de agências);
  • Pauta política;
  • Crédito com juros mais baratos para crescimento e distribuição de renda;
  • Defesa dos Bancos Públicos;
  • Saúde e condições de trabalho;
  • Defesa da Democracia;
  • Apoio às candidaturas municipais que tiverem identidade com a pauta da classe trabalhadora.

Fonte: Seeb-PB

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi-PB), também denominado Sindicato dos Bancários da Paraíba, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 09.371.105/0001-21 e Registro Sindical MTIC nº 10.899/41, por seu presidente, abaixo nominado, convoca todos os seus associados, empregados em empresas do ramo financeiro, da sua base territorial, na forma do estatuto vigente, para o ENCONTRO ESTADUAL DOS BANCÁRIOS DA PARAÍBA, que se realizará no próximo sábado, dia 27 de junho de 2020, a partir das 9h30. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá através de videoconferência com debate sobre a atual conjuntura política e econômica do País, abordando os desafios da classe trabalhadora, especificamente a categoria bancária, neste ano. Em seguida, haverá a contribuição da diretoria do Sindicato para o debate para após, analisar-se as contribuições enviadas pelos bancários e que surgirem durante os debates. Por fim, serão eleitos os delegados aos congressos de funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil e, também, para a Conferência Regional da Fetrafi/NE, que também devem acontecer através de videoconferência.

João Pessoa (PB), 25 de junho de 2020.
Lindonjhonson Almeida da Costa
Diretor Presidente