O Sindicato dos Bancários da Paraíba oferece aos bancários sindicalizados mais um Curso de Paternidade Responsável, no sábado, 21 de novembro. Devido à pandemia da Covid-19 e em respeito ao isolamento social, o curso será ministrado por videoconferência. As inscrições podem ser feitas no horário comercial, através do telefone 83 99914-0186, com Paola Nunes.

O curso será ministrado pela professora, Mestra em Enfermagem, Hebe Janayna Mota Duarte, tem duração de quatro horas-aula e é o passaporte para o papai bancário usufruir da licença-paternidade de 20 dias.

A capacitação é uma oportunidade para que os pais e futuros pais se envolvam mais no processo de cuidado que envolve a paternidade, como o pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira. Os futuros papais bancários têm acesso aos conteúdos importantes para a nova rotina familiar de atenção e cuidados com o bebê como: noções de relações e o redimensionamento do papel dos pais; reflexão cultural sobre a paternidade e a maternidade na atualidade e suas consequências; abordagem sobre os novos desafios na vida conjugal; desafios para a família com a chegada de um novo membro; depressão pós-parto e seus efeitos e respeito à condição biológica da mulher.

Para se habilitar a usufruir da licença-paternidade de 20 dias o bancário tem de requerer por escrito ao banco em até dois dias úteis após o parto e apresentar o certificado do curso. Esse direito, que foi conquistado na luta pela categoria bancária, também se aplica nos casos de adoção.

Fonte: Seeb-PB