decimo_congresso_feeb_rs.jpg
decimo_congresso_feeb_rs.jpgA estrutura funcional da Federação dos Bancários do RS será transferida para a cidade de Gramado por um período de três dias. Após quase quatro meses de organização, finalmente chegou o momento do 10º Congresso da Feeb/RS. Este é o evento mais importante promovido pela Federação e definará suas linhas política e sindical para a próxima gestão (2010/2013).

O Congresso envolverá mais de 300 pessoas, incluindo delegados e delegadas, observadores, equipe de apoio e convidados. Trinta e sete delegações de todo o estado, integradas por trabalhadores de oito instituições financeiras, estarão em Gramado durante todo o fim de semana.

Credenciamento

A chegada das delegações ao Hotel Serra Azul está prevista para o início da tarde desta sexta-feira, 9. O credenciamento dos participantes será efetuado pela equipe de funcionários da Feeb/RS e já estará disponível a partir das 13h30.

Abertura

A abertura do evento ocorre às 19h, no Salão Principal do Hotel. Em seguida serão ministrados os painéis sobre Conjuntura Econômica e Conjuntura Política. O primeiro painel será apresentado pelo economista Odir Tonollier, graduado pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Finanças pela UFRGS e Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do RS.

O outro painel, sobre Conjuntura Política, contará com explanações do advogado, ex-ministro da Justiça, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro. O painelista, que tem grande carreira na vida pública, possui também identificação com o movimento sindical bancário, pois já atuou como advogado do SindBancários e de outras entidades.

Sobre o Hotel

O Hotel Serra Azul está localizado bem no centro da cidade de Gramado, privilegiando seus hóspedes com a proximidade às principais atrações da cidade. O Salão Principal do Hotel, onde será realizado o 10º Congresso, possui capacidade para até 1.300 pessoas. Pode ser subdividido por paredes móveis termoacústicas, transformando-se em três espaços independentes para a realização de outras atividades.

Pauta

Além das discussões sobre Conjuntura, a pauta prevê a discussão e resolução sobre a organização estadual da categoria; projetos para a próxima gestão da Federação; definição da linha política e organizacional, plano de lutas e ação sindical e políticas permanentes: Saúde, Gênero, Raça, Formação, Comunicação, Jurídico, Segurança Bancária e a discussão dos critérios de participação, papel e compromisso da Direção.

Veja a programação do evento na íntegra:

09/04/2010 – Sexta-feira

13h às 21h – Credenciamento de delegados, delegadas e observadores/as

19h – Plenária de Abertura do 10º Congresso

19h30min – Painel: "Conjuntura Econômica" – Palestrante: Odir Tonollier, Economista graduado pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Finanças pela UFRGS, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado RS

20h – Painel: "Conjuntura Política" – Palestrante: Tarso Genro, Ex-Ministro da Justiça

21h Previsão de encerramento dos trabalhos

10/04/2010 – Sábado

Das 8h às 14h – Credenciamento de delegados, delegadas e observadores/as

Das 14h às 15h – Credenciamento de suplentes sem carta de comunicação de desistência do titular

9h às 12h – Plenária Deliberativa do 10º Congresso:
– Composição da Mesa Diretora
– leitura e deliberação do Regimento Interno
– Apresentação das Teses ao 10º Congresso

12h às 13h – Intervalo para Almoço – Restaurante do Hotel Serra Azul

13h às 17h – Trabalhos em Grupos

17h – Plenária Geral Deliberativa (debate e deliberação das resoluções aprovadas nos grupos sobre o temário)
– Discussão e resolução sobre organização estadual da categoria;
– Discussão e resolução sobre projeto para a próxima gestão da Federação:
– Linha Política e Organizacional;
– Plano de Lutas e Ação Sindical;
– Políticas Permanentes: Saúde, Gênero, Raça, Formação, Comunicação, Jurídico e Segurança Bancária;

20h – Previsão de encerramento dos trabalhos do dia Feeb/RS

11/04/2010 – Domingo

9h – Plenária Geral Deliberativa

– Deliberação sobre a proposta de alteração dos artigos 1, 2, 16, 19, 31, 32, 33, 74, 75 e 79 e consequentes adaptações que se fizerem necessárias ao Estatuto da Federação. Tais alterações incluem a denominação e a base de representação da entidade, que passaria a representar todos/as os/as trabalhadores em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul;
– Plenária Eleitoral
– Discussão dos critérios de participação, papel e compromisso da Direção;
– Deliberação sobre eventuais regras complementares da eleição;
– Eleição do Colegiado Executivo, do Conselho Fiscal, dos Representantes Sindicais e dos respectivos Suplentes para o período de 21 de abril de 2010 a 21 de abril de 2013, conforme dispõe o título IV do Estatuto da Entidade

Fonte: Imprensa Feeb/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *