Paranaenses definem propostas para construção da Campanha Nacional

A 14ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná será realizada neste sábado (30) e domingo (1º), em Umuarama. O evento debaterá as propostas dos trabalhadores paranaenses que serão enviadas para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 20 e 22 de julho, em Curitiba.

"Quanto maior e melhor a nossa organização, quanto mais unidade tivermos, melhores serão os resultados que poderemos colher. Se hoje, apesar de todas as dificuldades que passamos, somos uma categoria respeitada e com muitas conquistas ao longo do tempo, isso tudo se deve a nossa organização nacional", afirma o presidente da Fetec-PR, Elias Jordão.

Para ele, os bancos têm todas as condições de atender as reivindicações dos bancários, principalmente porque o setor financeiro é o mais lucrativo do país.

"Importante lembrar que a despeito da crise internacional, instalada desde 2008, em nenhum ano sequer os bancos brasileiros apresentaram prejuízos ou foram abalados, muito pelo contrário, continuaram com seus lucros em expansão", aponta Elias.

"E todo esse lucro foi conquistado à custa da saúde do bancário, que sofre a pressão de metas sobre metas. Lamentavelmente, e tem sido muito comum, encontramos trabalhadores que afirmam estarem usando remédios controlados para suportar a pressão das metas impostas", denuncia.

Outro tema de extrema importância é o emprego. "Não podemos continuar convivendo com a alta rotatividade no setor bancário, que visa apenas ampliar os lucros dos bancos, demitindo trabalhadores em uma determinada faixa salarial, para contratar outros pela metade do salário dos demitidos e que serão sugados nas metas e posteriormente descartados", ressalta o dirigente sindical.

"Por esses motivos, será de vital importância a participação de todos os trabalhadores nesta campanha nacional, pois os tamanhos das nossas conquistas serão do tamanho de nossa mobilização", conclui Elias.

Fonte: Contraf-CUT com Fetec-PR