Começa nesta sexta-feira, dia 27, o 18º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, que será realizado no Mar Hotel, no Recife. Durante dois dias, os bancários vão debater as principais demandas e definir a pauta de reivindicações dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil para a Campanha Nacional 2012.
Os benebeanos vão discutir os seguintes temas: remuneração e jornada (incluindo a revisão do PCR, ponto eletrônico, plano de funções e passivos trabalhistas); saúde e previdência (custeio da Camed, assédio moral, aposentados INSS e Capef, revisão do plano BD Capef) e banco público (isonomia, terceirização, concursados e gestão).
O evento será coordenado pelo Comando Nacional, por meio da Contraf-CUT, Fetrafi/NE e Feeb/BA-SE, com assessoria da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB).
De acordo com secretária de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Daniella Almeida, o Congresso é a última etapa da fase preparatória da Campanha Nacional. "Sairemos do Congresso com a pauta de reivindicações pronta para ser entregue ao BNB. A partir daí, é esquentar a mobilização e lutar pelas nossas demandas", explica.
A exemplo dos últimos anos, a Campanha Nacional dos Bancários será unificada com negociações simultâneas nos bancos públicos para discutir as reivindicações específicas. "Teremos uma pauta geral que vale para todos os bancários e que será negociada com todos os bancos na mesa da Fenaban. E as questões específicas serão negociadas paralelamente com cada empresa", explica.
A dirigente sindical lembra que no ano passado os bancários do BNB tiveram de encarar quase trinta dias de greve para garantir o atendimento das reivindicações. "Fizemos uma greve no Banco do Nordeste mais longa que nas demais instituições financeiras. Isso mostra que as negociações com o BNB nunca são fáceis. Por isso, é bom que os funcionários do banco participem massivamente das atividades de pressão que o Sindicato vai propor. Sem mobilização não vamos conseguir avançar em nossas conquistas", diz.
Ao todo, 136 bancários do BNB do país inteiro participam do Congresso, cujos delegados foram eleitos em assembleias dos sindicatos.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Ceará e Seec Pernambuco