De acordo com Adilson Barros, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), atualmente, cerca de 85% das pessoas com autismo estão fora do mercado de trabalho. “Num planeta repleto de diversidade, a inclusão se torna cada vez mais necessária. As empresas precisam abrir os olhos e se atentar para a capacidade de pessoas com TEA. Os autistas também são ótimos profissionais e se destacam pelo foco e concentração nas atividades”, explicou.
Segundo a dinamarquesa Organização Não Governamental (ONG) Specialisterne, a taxa de retenção desses profissionais é de 93% após um ano de contratação.
Representante inspiradora
Numa sociedade que caminha a passos curtos para a inclusão de pessoas com Transtorno de Espectro de Autismo. A jovem ativista ambiental sueca, Greta Thunberg é uma inspiração. A garota, que possui a Síndrome de Asperger, um dos espectros de autismo, se destacou no mundo ao sentar do lado de fora do prédio do parlamento sueco e protestar para que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono.
Ela também é líder do movimento Greve das escolas pelo clima e foi considerada personalidade do ano, em 2019, pela revista americana Time.
Contraf