O 25º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) teve início nesta tarde, no auditório do Hotel Nacional, em Brasília, com debate sobre PCC e aprovação do regimento interno pelos cerca de 250 delegados inscritos. Foram eleitos 366 delegados em todo o país e a expectativa é de que praticamente todos se façam presentes ao Conecef.

Os bancários do Banco do Brasil realizam seu 20º Congresso a partir de amanhã na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília, encerrando no domingo.

PCC – Plano de Cargos Comissionados

Os delegados do Conecef se dedicam neste momento ao debate de novo modelo de Pano de Cargos Comissionados (PCC) para a Caixa. As discussões tiveram início com a apresentação de propostas elaboradas pelo GT/PCC com participação de Roberto Sugiyama, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e assessor técnico do grupo.

A abertura solene do Conecef estava prevista para as 19h e seria seguida de ato em comemoração aos 25 congressos realizados até aqui. Para esta sexta-feira, 24 de abril, estão previstos debates no painel "A Caixa frente à crise mundial" e discussões em grupos, com o seguintes temas: conjuntura, papel da Caixa, Plano de Cargos Comissionados (PCC), distribuição de deltas por merecimento no Plano de Cargos e Salários (PCS), Funcef/Prevhab, saúde e condições de trabalho, assédio moral e Saúde Caixa, respeito à jornada de seis horas, democratização da gestão, isonomia entre novos e antigos empregados e organização do movimento.

Confira abaixo a programação dos dois congressos:

Conecef

Primeiro dia – 23 de abril
14h – Abertura dos trabalhos – CEE/Caixa.
14h30 – Debate e aprovação do regimento interno.
15h – Apresentação de propostas de modelo do Plano de Cargos Comissionados (PCC), elaboradas pelo GT/PCC com participação de Roberto Sugiyama – Dieese e assessor técnico do GT.
16h – Debate em plenária e aprovação da proposta final dos empregados para o modelo do PCC.
18h – Jantar no Hotel Nacional.
19h – Abertura solene com a palavra dos convidados.
20h – Comemoração de "25º Conecefs".
21h – Apresentação das teses.
22h – Encerramento dos trabalhos do primeiro dia.

Segundo dia – 24 de abril
9h – Painel "A Caixa frente à crise mundial". A conjuntura nacional e internacional: Clóvis Scherer (supervisor técnico do Escritório Regional do Dieese/DF). Políticas públicas da habitação popular: Ângelo Arruda (presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas/FNA). Ações da Caixa para enfrentamento da crise: Márcio Percival (vice-presidente de Finanças da Caixa).
10h30 – Debate entre os expositores e plenária.
12h – Almoço no Hotel Nacional.
13h – Início dos trabalhos em grupo.
17h – Final dos trabalhos em grupo e sistematização dos debates dos grupos.
18h – Encerramento do segundo dia.

Terceiro dia – 25 de abril
9h – Plenária – apresentação e votação dos relatórios dos grupos.
13h – Encerramento do 25º Conecef, com almoço no Hotel Nacional.

20º Congresso do BB

24 de abril
14h00 – Início do credenciamento

18h00 – Análise de conjuntura "Os bancos federais frente à crise financeira internacional", com Clóvis Scherer, supervisor técnico do Escritório Regional do Dieese/DF.

20h00 – Abertura oficial.

25 de abril
09h00 – Aprovação do regimento interno.

10h00 – Debate sobre Previdência, com José Ricardo Sasseron e Francisco Alexandre, diretores eleitos da Previ.

11h30 – Defesa das teses.

12h30 – Almoço.

14h00 – Trabalho em grupos.

18h00 – Encerramento dos trabalhos do 2º dia.

26 de abril
09h00 – Plenária final.

13h00 – Encerramento.

Fonte: Rede de Comunicação dos Bancários

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster