Getting your Trinity Audio player ready...
|

A abertura do 8º Congresso será feita pela presidente da Federação, que fará um balanço da gestão conduzida por ela a dois mandatos. Além disso, acontecerão a análise, a discussão e a aprovação do regimento interno, bem como a apreciação do balanço financeiro de 2010.
Frente à ampla discussão proposta pela Federação do Centro-Norte estarão representantes da CUT e da Contraf-CUT. A CUT fará a análise da Conjuntura Nacional.
Neste sábado, dia 16, no período da manhã, o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, terá a missão de debater junto com os representantes dos sindicatos que compõem a Fetec-CUT/CN os rumos e os desafios da Campanha Nacional Unificada 2011, a internacionalização dos bancos e também a regulamentação do sistema financeiro, conforme prevê o artigo 192 da Constituição Federal.
O ramo financeiro, representado pelas cooperativas de crédito, financeiras e correspondentes bancários, será tema de palestra a ser feita pelo secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira.
"Serão vários assuntos macros que serão debatidos durante o evento, que também terá discussões sobre a responsabilidade social e a justiça ambiental dos bancos", reforça.
Além de toda essa programação, o 8º Congresso também irá abrir espaço para o debate entre os participantes e elaborar um plano de ação, que consiste em fortalecer a organização e a formação sindical, as atividades contra as terceirizações, por mais segurança nos bancos, bem como a melhoria da saúde e das condições de trabalho.
De acordo com Sonia Rocha, no último dia do Congresso, além da ampliação do debate e a definição do plano de ação, também será discutida a alteração do estatuto da Fetec-CUT/CN e ocorrerá a eleição da nova diretoria da entidade.
"Com certeza será um grande evento que fortalecerá ainda mais a nossa Federação, que representa os sindicatos dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará e Amapá, além das cidades de Rondonópolis (MT) e Região, Dourados (MS) e Região e de Barra do Garças (MS) e Região", finaliza Sonia Rocha.
O 8º Congresso da Fetec-CUT/CN será realizado no auditório do Hotel Holiday Inn Express Cuiabá.
Confira a programação completa do Congresso:
Sexta – dia 15/04
18h – Abertura Oficial
Análise de Conjuntura (CUT-NACIONAL)
20h – Coquetel – Confraternização
Sábado – dia 16/04
a) Manhã
9h – Análise/Discussão e Aprovação Regimento Interno
9h15 – Apreciação do Balanço Financeiro de 2010
Balanço da Gestão – Sonia Rocha
9h45 – Campanha Nacional Unificada – Carlos Cordeiro
Internacionalização dos Bancos
Reforma do Sistema Financeiro – Art 192
10h30 – Ramo Financeiro – Miguel Pereira
Cooperativas, Financeiras e Correspondente Bancário
11h15 – Debates
12h – Almoço
b) Tarde
14h – SFN e Justiça Socioambiental no Brasil – Palestrante Roland Widmer
14h40 – Debates e considerações aberto ao plenário
15h SFN e Just. Socioambiental: desafios, limites e possibilidades – Palestrante Manuel José Sena Dutra
16h30 – Intervalo
16h15 – Debates e considerações aberto ao plenário
17h30 – Leitura, ajustes e aprovação da Carta de Cuiabá
18h – Encerramento
Domingo – dia 17/04
9h – Alteração Estatutária
10h – Plano de Ação
1) Organização Sindical
2) Formação Sindical
3) Ação Contra Terceirizações
4) Segurança Bancária
5) Saúde e Condições de Trabalho
12h – Eleição e Posse da Nova Diretoria
13h – Almoço
Fonte: Fetec CN