Neste sábado (13), o Sindicato dos Bancários da Paraíba chega aos 89 anos de resistência, sonhos, lutas e conquistas, coordenando as atividades de mobilização da categoria para o enfrentamento com os banqueiros na Campanha Nacional dos Bancários 2024.
A luta contra as demissões imotivadas e por melhores condições de vida e de trabalho, em defesa da democracia, do patrimônio público, da soberania nacional e dos direitos da classe trabalhadora sempre foram uma constante na agenda de atividades do Sindicato. Essa postura combativa é referência para outras categorias profissionais no estado e no país, nos incentivando e fortalecendo a nossa marca como um sindicato forte.
Forte na organização de base, através dos delegados e delegadas sindicais que fortalecem o Sindicato nas campanhas nacionais, mobilizando, participando de assembleias, encontros, congressos e conferências e, principalmente, na hora que precisamos fazer greve para romper a intransigência, mesquinhez e ganâncias dos banqueiros.
Forte na defesa dos serviços e empresas públicas, entre elas a Petrobrás, Eletrobrás, Correios, Banco do Basil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil, luta que também foi destaque no processo de privatização do Banco do Estado da Paraíba, reabertura como Paraiban e privatização com venda para Banco Real. E fomos mais além nas lutas específicas em nossa base, contra: o Caixa Fácil, da Caixa Econômica; o fechamento do Centro de Processamento do Banco do Brasil (Cesec); e contra o desmonte do BNB pelo então presidente Byron Queiroz.
Forte na luta contra: o fechamento de agências e demissões; a terceirização; a reforma trabalhista e da Previdência; o golpe que derrubou a presidenta Dilma e o terror contra a democracia no fatídico 8 de janeiro; as sucessivas tentativas do retorno do trabalho bancário aos sábados e domingos; o assédio moral e sexual na Caixa Econômica Federal e seu uso para fins eleitoreiros. E mais recentemente, contra a postura conservadora que mantém os juros altos e, deliberadamente, prejudica a retomada da economia pelo governo Lula.
Para amenizar o peso de tantas lutas cotidianas, anualmente, além de uma grande confraternização com eventos esportivos, sociais e visita às agências, o Sindicato homenageia a mulher bancária no Dia Internacional da Mulher e a categoria com um todo no Dia do Bancário, cujo feriado estadual ainda continua sob judicie.
Nas modalidades esportivas, o Sindicato promove a natação, o vôlei, o Futsal e o Futebol Soçaite, inclusive com eventos na capital, no Brejo e no Cariri da Paraíba.
No apoio à cultura, o destaque do Sindicato vai para a retomada do projeto Bancarte, que retornou em novembro do ano passado valorizando o forró. Em edições anteriores, o evento já homenageou Jackson do Pandeiro, o Circo, a Cultura Popular, e o imortal Ariano Suassuna, na sua sétima edição. Tivemos o privilégio de manter por mais de quatro anos a gravação do programa Cantos & Contos na nossa sede e continuamos apoiando o bloco Os Borrachudos, o camarote VIP dos bancários no desfile das Muriçocas do Miramar, e na realização de eventos culturais para a categoria: o Arraiá da Capitá e o Forró dos Aposentados.
Continuamos defendendo a democracia, o patrimônio público, a soberania nacional, o meio ambiente, os direitos da classe trabalhadora, a saúde, e a qualidade de vida de bancárias e bancários, inclusive com a celebração de convênios de interesse dos nossos representados.
Todas essas ações só foram possíveis, graças à disposição de luta da categoria, do empenho da diretoria e da coordenação dos companheiros e companheiras que estiveram no comando da entidade classista com o apoio de delegadas e delegados de base. Aproveito o momento histórico para homenagear cada presidente e presidenta do Sindicato, em nome da nossa companheira Jandyra Pacheco que esteve recentemente conosco falando sobre sua atuação à frente do Sindicato, nos deixando um legado de serenidade, firmeza, disposição, dedicação e muita garra.
Parabéns, bancárias e bancários pelos 89 anos de resistência, sonhos, lutas e conquistas!
Lindonjhonson Almeida
Diretor-Presidente