Getting your Trinity Audio player ready...
|
Curso faz parte do programa de formação realizado pela Contraf-CUT em todo o país
Uma nova turma de dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 16 e 17 de maio, o primeiro módulo do Curso para Novos Dirigentes Sindicais promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em parceria com a Federação dos Trabalhadores do Rami Financeiro (Fetraf) do Rio Grande do Sul. A formação, que contou com a participação de 31 novos dirigentes de 14 sindicatos do estado, foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.
“É gratificante repetir para uma nova turma o curso que já foi dado para um grupo anterior. Ainda mais esse curso para novos dirigentes. Além de mostrar a qualidade do curso, uma vez que outros dirigentes mostraram interesse em participar da formação, também dá um grande alento ver que pessoas novas estão entrando no movimento sindical e se tornando dirigentes”, disse a secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil.
Para a dirigente da Contraf-CUT, outro motivo de gratificação é poder levar formação para dirigentes de cidades do interior e de capitais de todo país. “É uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a história de lutas e conquistas do movimento sindical. Também é uma oportunidade para a renovação de quadros do movimento. Afinal, esta missão tão importante precisa ter continuidade, com gente nova para tocar a luta”, disse.
Programa de formação
O curso faz parte do Programa Nacional de Formação para novos dirigentes sindicais da Contraf-CUT. O conteúdo aborda a história da organização da classe trabalhadora e trata da luta pela democratização do Brasil após o fim da ditadura civil militar iniciada em 1964, com temas como a redemocratização do Brasil, o neoliberalismo e as privatizações, a atuação dos bancos públicos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), além da reconquista e ampliação de direitos. Os novos dirigentes também recebem orientação sobre as formas de atuação do dirigente sindical na defesa dos direitos da sua categoria.
Outros pontos abordados são as transformações no mundo do trabalho, desafios relacionados ao emprego e demissões, o papel do Comando Nacional dos Bancários, eleições sindicais e a construção da representação dos trabalhadores do ramo financeiro.
“O principal conceito desta parte da formação é trabalhar a história dos trabalhadores e do movimento sindical e trazer para eles uma definição do universo do movimento sindical que eles participam, o que é ser dirigente sindical”, explicou o professor de formação da Contraf-CUT, José Luís Vasquinho Paredes, que ministrou as aulas.
Resumo do programa
1° módulo
- O que é sindicato? Como surgiram?
- A história da luta dos trabalhadores(as) no Brasil: Da escravidão até o governo Vargas
- A estrutura sindical montada por Vargas
- O golpe de 1964
- Sindicalismo sob intervenção
- Os efeitos do processo de anistia
- Fim da ditadura – Depoimento de um militante que lutou contra a ditadura (José Aberto Reus Fortunati)
- Novo sindicalismo – Surge a CUT
- Do DNB à Contraf-CUT
- História da Fetraf-RS e seus sindicatos
- Papel do dirigente sindical – Nas redes e nas ruas
2° módulo
- Os princípios da CUT
- Resgate do movimento sindical: da década de 80 até os nossos dias
- A estrutura do movimento sindical bancário
- A evolução da CCT dos bancários
- Como funciona nossa mesa de negociação
- O papel do Comando Nacional dos Bancários
- Quais os principais desafios para o próximo período?
Fonte: Contraf-CUT