Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasil
No caso do Brasil, os dados mais recentes levantados na pesquisa, disponibilizados pelo banco de dados Globocan, da Organização Mundial da Saúde (OMS), datam de 2008 e apontam que os tipos mais comuns de câncer são, entre os homens, o de próstata (com 41,6 mil casos registrados) e pulmão (16,3 mil). Entre as mulheres brasileiras, a maior incidência era de câncer de mama (42,5 mil casos) e de colo do útero (24,5 mil).
Embora o número de registros da doença no País seja grande, quando descoberto no estágio inicial, a chance de cura do câncer chega a 99% dos casos. Mas para isso é fundamental a realização periódica dos exames preventivos.
Para o diretor da Afubesp, Wagner Cabanal, o Programa de Promoção a Saúde da Cabesp não atende satisfatoriamente essa necessidade, uma vez que muitos associados deixam de fazer os exames preventivos por não terem condições de arcar com o valor da co-participação "O associado acaba sendo penalizado, pois muitas vezes a taxa de co-participação supera o valor da mensalidade", afirma.
Antiga bandeira defendida pela Afubesp, a isenção da co-participação nos exames preventivos é vantajosa tanto para os conveniados quanto à Caixa Beneficente. Para o primeiro grupo, é um incentivo a mais para realizar os exames e a consequente redução das chances de desenvolvimento da doença. Já para a Cabesp, vale a velha máxima de que prevenir é melhor, E MAIS BARATO, do que remediar.
Fonte: Gabriela Allegrini – Afubesp com BBC Brasil