Getting your Trinity Audio player ready...
|

Deputados distritais homenagearam meio século de lutas do Sindicato
O aniversário de 50 anos do Sindicato dos Bancários de Brasília teve comemoração também na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ex-presidentes do Sindicato, representantes de outras entidades sindicais, parlamentares e autoridades participaram da homenagem ao cinquentenário em sessão solene proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) realizada na quarta-feira, 23 de novembro, data de fundação da entidade.
"O Sindicato dos Bancários de Brasília tem praticamente a mesma idade da capital federal, ou seja, nasceu junto com ela e participou de importantes mobilizações populares, como o pela redemocratização política. Além disso, vários outros sindicatos foram ajudados pelos bancários, como é o caso dos vigilantes", relembra Chico Vigilante.
O parlamentar relembrou o episódio conhecido como "badernaço", ocorrido em novembro de 1986, quando o Sindicato e outras entidades sindicais manifestaram-se contra o Plano Cruzado II. Segundo ele, "a partir do DF, vigilantes, bancários, professores sacudiram o Brasil, tirando da letargia diversos segmentos de trabalhadores". Vigilante também destacou o incentivo à cultura, ao citar a contribuição do Teatro dos Bancários.
A deputada distrital Rejane Pitanga (PT) destacou a dificuldade de se consolidar uma organização com "a respeitabilidade e o porte" do Sindicato dos Bancários de Brasília. "É uma entidade solidária a diversas categorias, que tem uma luta cidadã e que produziu grandes quadros para a política nacional".
Antes representados por uma associação profissional, os bancários tiveram seu Sindicato fundado oficialmente no dia 23 de novembro de 1961. Seu primeiro presidente e um dos fundadores foi Adelino Cassis. Falecido em julho deste ano, foi lembrado por vários colegas durante a sessão.
"Adelino Cassis viveu uma parte da história que é triste lembrar. Foi preso e torturado [na ditadura] quando lutava pelos trabalhadores. Os 50 anos desse sindicato têm muito de seus companheiros", lembra a deputada federal Erika Kokay, que também foi presidente do Sindicato, por duas gestões.
Os ex-presidentes José Wilson, José Alves e Jacy Afonso também participaram da homenagem.
Para Jacy Afonso, atual secretário de Organização da CUT Nacional, "o Sindicato foi um dos principais agentes no processo de fundação da CUT e pela redemocratização do país, por exemplo. Essa homenagem é também para o conjunto dos trabalhadores que tem um sindicato que milita por causas relevantes para a sociedade".
O atual presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, encerrou a sessão solene com um discurso que valorizou a importância de resgatar a história do Sindicato e de torná-la conhecida na categoria. "É importante resgatar e difundir nossa história. Temos que mostrar para os nossos colegas como vieram as conquistas que temos atualmente, enxergar como tudo foi construído até chegarmos a uma convenção coletiva nacional. Temos sempre que lembrar tudo isso para nos fortalecemos para a luta", ressaltou o presidente do Sindicato.
Fonte: Thaís Rohrer – Seeb Brasília