Bancários de Curitiba aprovam acordo coletivo de ponto eletrônico do HSBC

Getting your Trinity Audio player ready...
Em assembleia realizada no dia 28 de dezembro, os funcionários do HSBC aprovaram por unanimidade a autorização para a diretoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba assinar o Acordo Coletivo de Trabalho sobre o sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho (ponto eletrônico).

"O controle da jornada sempre foi uma preocupação do movimento sindical, que acompanhou de perto desde a apresentação do sistema até as mudanças efetuadas, como no caso da senha de acesso e do registro auxiliar (RA)", explica Carlos Alberto Kanak, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC.

"O acordo possibilita a ação efetiva no controle e fiscalização da jornada dos trabalhadores, além dos bancários terem garantias de controle da jornada realizada, podendo a qualquer tempo acessar e imprimir o espelho do ponto", completa Kanak.

Conforme orientação jurídica da Contraf-CUT, os sindicatos de bancários têm prazo até sexta-feira, dia 6, para realizar assembleias dos funcionários do HSBC.

Negociações específicas

Durante a assembleia, o Sindicato reforçou a necessidade do HSBC retomar as negociações específicas permanentes com os representantes dos trabalhadores. "A nossa pauta prioriza previdência complementar fechada e para todos, melhorias na remuneração variável (PPR, PSV e PLR), garantia de emprego e saúde e condições de trabalho", destaca Otávio Dias, presidente do Sindicato.

Planos de cargos e salários

Neste momento, os funcionários estão discutindo com suas chefias as avaliações do ano de 2011 e o estabelecimento de metas para 2012. "Entendemos que a inexistência de um plano de cargos e salários leva a um formato que pessoaliza as avaliações, sendo esta uma das principais críticas do movimento sindical", afirma Kanak.

Fonte: Renata Ortega – Seeb Curitiba

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios