Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre os pontos de destaque que serão tratados no seminário, salienta Ana Fedeli, está a questão das perícias médicas. "Existe uma grande dificuldade do reconhecimento do problema mental e de suas causas nessas perícias. O trabalhador é o grande prejudicado nesses casos", constata a dirigente sindical.
"O assédio moral nos bancos é um sério sinal de degradação das relações de trabalho, bem como do próprio ambiente de trabalho. É um sinal de alerta que, além de detectar problemas entre uma vítima e um agressor, remete a atenção para a organização do trabalho, para o modo de execução das tarefas diárias e como essa organização define as relações entre as pessoas", avalia Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.
A atividade terá como palestrantes Roberto Heloani, professor da Unicamp, doutor em psicologia e professor convidado da Université de Paris 10 – Sorbonne, e Jane Salvador, professora de Direito do Trabalho na Unibrasil e mestre em direito pela PUC/PR.
A mesa será presidida por Zuher Handar, médico da Cest/PR e consultor em Saúde do Trabalhador da FETM e do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba.
O evento acontece no Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba.
Parceria
O Sindicato dos Bancários participa do Fórum Paranaense em Defesa ao Meio Ambiente do Trabalho, promovido pelo MPT, e que congrega diversos setores da sociedade, incluindo gestores públicos, academia, sindicatos.
Ana Fedeli destaca que, paralelamente ao Fórum, os bancários têm desenvolvido parcerias com o MPT. "Conseguimos, por exemplo, em um esforço conjunto, duas liminares que proíbem o HSBC e o Itaú de demitirem funcionários adoecidos", afirma. "Há também uma ação civil pública contra o Itaú que proíbe o banco de dispensar pessoas com deficiência".
"Outra luta que estamos travando em conjunto é para que o INSS reconheça a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) emitida pelo banco e pelo sindicato", destaca a dirigente sindical.
As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo e-mail
cerimonial@mpt.gov.br
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Curitiba