Bancários comemoram 80 anos de lutas do Sindicato de Porto Alegre

Getting your Trinity Audio player ready...
Crédito: Seeb Porto Alegre
Seeb Porto Alegre
Não faltou bolo de aniversário para marcar oito décadas de história

Exatos 80 anos depois que um grupo de bancários se reuniu no Clube Caixeral, em Porto Alegre, para fundar um sindicato que representasse os bancários e bancárias de Porto Alegre e Região, uma comemoração marcou o aniversário do SindBancários, na última sexta-feira, dia 18 de janeiro, na Casa dos Bancários, no centro da capital gaúcha.

Um ato em homenagem ao SindBancários marcou a passagem história. São 80 anos de lutas por melhores condições de trabalho e de emprego para uma categoria acostumada a conquistar unida suas vitórias.

O evento teve a presença de autoridades locais e de representantes sindicais. O presidente do SindBancários, Mauro Salles, lembrou do contexto histórico de fundação do Sindicato, em 18 de janeiro de 1933, e da importância de os bancários seguirem na luta não só por melhores condições de trabalho, mas por uma sociedade melhor.

Fazendo história

"A partir de 1930, com a Revolução do Getúlio Vargas, uma onda de fundação de sindicatos começou no Brasil. Isso mostra que havia uma demanda por representação dos trabalhadores, mas também um ambiente democrático. O SindBancários é uma entidade que cresceu com unidade e dá exemplo de que, quando nos unimos, de norte a sul do país, conseguimos avançar em nossas conquistas", disse Mauro Salles.

O presidente do Sindicato enumerou também as ações da entidade que servem para contribuir para a cultura e a formação não apenas dos bancários, mas do povo gaúcho. Entre as contribuições, Mauro falou do lançamento de dois livros.

Um deles o resultado da 5ª Oficina Literária do SindBancários, o livro "Esta Terra tem Dono", cuja formatura antecedeu o ato de aniversário. O outro livro é "Revoluções e Regimes Marxistas", uma parceria com a UFRGS.

"Da oficina que o Sindicato apoia, fizemos um livro escrito em espanhol, português e guarani, as línguas do Mercosul. E não só fizemos o livro, como fomos lançar no Uruguai, na Argentina e no Paraguai", contou Mauro Salles.

O diretor da Fetrafi-RS e ex-presidente do SindBancários, Devanir Camargo, exaltou a força da categoria, a estrutura que os bancários ergueram para fortalecer a luta e a importância que o Sindicato dos Bancários tem na vida da sua categoria. "Estamos todos de parabéns. Não é fácil chegar a 80 anos. Mas chegamos e teremos ainda muitos desafios pela frente", disse.

Construindo a unidade nacional

O diretor de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, destacou a importância do Sindicato na construção da unidade nacional da categoria. "No ano passado, completamos 20 anos de convenção coletiva e O SindBancários foi fundamental nessa história", acrescentou.

Ademir apontou vários desafios para bancários de bancos públicos e privados em 2013, enfatizando a necessidade de proteger o emprego da categoria e defender a saúde do trabalhador e a segurança nos bancos. Ainda lembrou da sua atuação na direção da entidade, que começou em 1984, já como um dos diretores de imprensa. "A luta dos bancários serve hoje de referência para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo", salientou.

Disputando a hegemonia na sociedade

O diretor da CUT Nacional, Jacy Afonso de Melo, lembrou de grandes lideranças e da importância história do SindBancários na formação de uma visão progressista na política brasileira. Ele citou que um dos históricos presidentes do SindBancários, o ex-governador do RS, Olívio Dutra, foi a primeira figura progressista a ser eleita pós-golpe militar.

"Antes da abertura política, em 1978 o SindBancários elegeu Olívio Dutra como seu presidente. Ele foi o primeiro líder sindical eleito com uma visão progressista. Depois, fundou o PT junto com o presidente Lula. Daí, a importância do SindBancários para a formação de lideranças políticas que mudaram o Brasil", disse Jacy Afonso.

Vereador pauta segurança

O presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, médico Thiago Duarte, exaltou a importância da atuação do SindBancários e se mostrou preocupado com a violência nos bancos, após ouvir os números da pesquisa nacional de mortes em assaltos envolvendo bancos de 2012. Ele se colocou à disposição do Sindicato para pautar o tema na Câmara, pois se trata de um problema que afeta todos os porto-alegrenses.

"Tenho notícias de casos de ataques a bancos e da sofisticação e preparo das quadrilhas. Isso é um problema grave e que diz respeito à nossa atuação parlamentar. Vai entrar na nossa pauta. Contamos com a ajuda do SindBancários", disse.

Parabéns

Após a solenidade oficial, os presentes foram recepcionados no Salão de Festas da Casa dos Bancários. Não faltou bolo de aniversário, nem brindes e canto de parabéns. A comemoração teve animação do grupo musical Rosa Franco & Banda.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios