Justiça manda Santander e Itaú readmitirem bancárias com LER/Dort

DSC 8319 reitegracao simone Santander
Getting your Trinity Audio player ready...

DSC 8319 reitegracao simone Santander
Por decisão judicial, os bancos Santander e Itaú tiveram que readmitir funcionárias acometidas por LER/Dort 
– O Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários da Paraíba tem conseguido a readmissão de bancárias lesionadas que haviam sido demitidas injustamente. No dia 27 de fevereiro, a Justiça determinou a reintegração da bancária Simome Cabral Teixeira de Carvalho aos quadros da Agência Cruz das Armas, do Santander, em João Pessoa – PB. No ato da readmissão, a bancária estava acompanhada do advogado Marcelo Assunção e dos diretores do SEEB – PB, Berlúcia Mariz e Sivaldo Torres, que também são funcionários do banco espanhol.

Depois de mais de vinte anos de banco, Simone havia sido demitida, sem justa causa, no final do ano passado, quando o Banco promoveu uma série de demissões em massa. Portadora de doença ocupacional, a bancária procurou o Sindicato, que tomou todas as providências para que os seus direitos de trabalhadora fossem assegurados.

O Advogado parceiro do Sindicato, Dr. Marcelo Assunção, especialista em direito do trabalho, prontamente entrou com um pedido de liminar, requerendo a sua reintegração. Na petição, defendendeu que a bancária não poderia ter sido demitida, uma vez que estava em tratamento médico de lesões adquiridas por esforço repetitivo, equiparadas a acidente de trabalho. Em brilhante decisão fundamentada na mais moderna doutrina e jurisprudência, o juiz titular da 8° Vara do Trabalho de João Pessoa, Dr. Romulo Tinoco, concedeu a tutela antecipada para a reintegração imediata da empregada.  “Com todas as vantagens e benefícios da demissão que hora se anula,  sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 em favor da autora”, arrematou.

Marcos Henriques, presidente do SEEB-PB, destacou a importância dos trabalhadores recorrerem ao Sindicato para que possam garantir os seus direitos: “Em casos como o de Simone, a assistência do Sindicato é fundamental para que o bancário seja reintegrado”. Para os dirigentes sindicais do Santander “é muito importante que os colegas  que tenham este tipo de problema procurem o Sindicato e relatem tudo o que estão sofrendo em seus locais de trabalho, para que a Entidade lhes dê o respaldo necessário para acabar com esses abusos”, orientam.

DSC 6717No Itaú, Justiça manda readmitir bancária lesionada e manter a cobertura do plano de saúde

A Justiça do Trabalho (TRT 13ª Região) mandou o Banco Itaú readmitir a funcionária Luciana Barbosa Montenegro e manter a cobertura do seu plano de saúde nas condições originalmente pactuadas, sob pena de muta diária no valor de R$ 2.000 em favor da reclamante, em caso de descumprimento da decisão do Juiz  Normando Salomão Leitão.

A bancária recebeu assistência jurídica do Sindicato dos Bancários da Paraíba, através da parceria com o o escritório do Dr. Marcelo Assunção, autor da petição eletrônica que recebeu o protocolo de número 201 – 0001/2013, no Plantão Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em pleno feriado do primeiro dia do ano.

DSC 8271No dia 21 de fevereiro, a assistente de gerência, Tayhana Chianca de Almeida foi reintegrada aos quadros do Itaú, Agência 7397, em Mangabeira, na capital paraibana, através de decisão judicial. A bancária, que também é portadora de doença ocupacional, foi injustamente demitida em julho de 2012.

 

 

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios