No Piauí, feriado bancário no dia 28 depende da sanção do governador

Getting your Trinity Audio player ready...

Crédito: Seeb Piauí
Seeb Piauí
Bancários do Piauí obtiveram um grande avanço

Foi aprovado nesta quarta-feira (21) o projeto de lei, de autoria da deputada estadual Flora Izabel (PT), que torna feriado bancário o dia 28 de agosto, data alusiva ao Dia do Bancário. O projeto tramitou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desde junho deste ano, tendo aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Administração. Nesta última, obteve a unanimidade dos votos.

Logo após, o projeto foi votado no plenário da Alepi, sendo aprovado por unanimidade, e segue agora para a sanção do governador do Piauí, Wilson Martins.

Para Flora Izabel, “essa foi uma grande vitória dos bancários porque reflete no reconhecimento de sua categoria, que hoje é explorada e vive uma situação de falta de segurança. É um direito que os bancários têm de ter o seu dia, a exemplo de outras categorias como servidor público e comerciários”, frisa, ciente de ter cumprido seu papel enquanto parlamentar de defender os trabalhadores.

Para Arimatea Passos, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, a aprovação do projeto de lei que torna feriado bancário o dia 28 de agosto, “representa justiça e mais uma conquista da categoria bancária. Será um dia para que possamos refletir enquanto classe por ser o reconhecimento do nosso trabalho, resume.

O Sindicato acompanhou todo o trâmite do projeto, conversando com os deputados sobre a importância do mesmo.

O feriado do Dia do Bancário é um anseio antigo da categoria não somente no Piauí como em todo o Brasil. E não deve ser considerado mais um dia de descanso, mas sim um momento de reflexão pelos gravíssimos problemas que a categoria enfrenta no dia-a-dia nas unidades bancárias, como assaltos, sequestros, assédio moral, redução no quadro de funcionários, o que tem levado a categoria a vários tipos de doenças que vão desde Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho (DORT).

O Sindicato se mobiliza agora para sensibilizar o governador do Estado para que o mesmo sancione o projeto e possa dar essa alegria aos bancários e bancárias, financiários e financiárias do Estado do Piauí.

Em face do exíguo tempo entre a aprovação na Alepi e a sanção do governador, este ano ainda não será feriado para categoria bancária. Entretanto, a deputada Flora Izabel já aprovou o requerimento para realização de sessão solene em homenagem ao Dia do Bancário na próxima quarta-feira (28), momento este onde os representantes dos bancários estarão levando ao plenário da Assembleia a situação por que passa a categoria no presente momento.

Logo após as discussões será servido um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade para os bancários, bancárias e convidados.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Piauí

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios