Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mobilizações contra abertura de capital ocorreram em dez cidades
“A Caixa é do povo brasileiro e deve continuar 100% pública”. Este foi o lema das manifestações que os sindicatos de bancários dos estados da Bahia e Sergipe promoveram nesta terça-feira (20/01), Dia de luta em defesa da Caixa.
Atos públicos foram realizados em Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Jacobina, Irecê e Aracaju, em Sergipe.
Vestidos de preto, portando faixas e cartazes, os trabalhadores mostraram disposição de lutar contra a proposta de abertura do capital do banco, que tem papel fundamental na manutenção de programas sociais, como o Bolsa família e o Minha Casa, Minha Vida.
Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), Emanoel Souza de Jesus, manter a Caixa 100% pública, estruturada e rentável é fundamental para o desenvolvimento social do Brasil. “Esta é a garantia de que o Estado Brasileiro tenha uma ferramenta eficiente para intervir no sistema de ameaças e crises econômicas internacionais”, acrescentou.
A manifestação desta terça-feira é só o começo de uma ampla mobilização nacional em defesa do banco. “A abertura do capital não passará porque assim como na década de 1990, em que fizemos a sociedade perceber a importância dos bancos públicos, nesse momento vamos mostrar à sociedade a importância da manutenção da Caixa Econômica 100% pública e a serviço do povo”, reforçou o presidente da Feebbase.
Fonte: Feebbase