Bancárias participam dos 30 anos de Políticas de Mulheres da CUT

DFG
Getting your Trinity Audio player ready...

DFG

As décadas de luta das mulheres em defesa de mais espaço na sociedade e os desafios das trabalhadoras em meio ao cenário de retrocessos foram temas de debate do Seminário “30 anos de Políticas de Mulheres da CUT”, realizado na última quinta-feira (13), no auditório da CUT-PB. Mais de 60 mulheres participaram da atividade. Professoras, bancárias, agricultoras, metalúrgicas,  servidoras federais, jornalistas e mulheres dos movimentos sociais do campo e da cidade estiveram presentes ao evento.

 

Participaram da mesa de debate a Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB-PB), que fez a  análise de conjuntura, a secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Junéia Batista, que avaliou os “ 30 anos de Política Para as Mulheres: organização e luta” e a educadora, Socorro Borges que discutiu as “Mulheres nos Espaços de Poder”.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB, Luzenira Linhares, o evento serviu para reafirmar o fortalecimento das mulheres no movimento sindical e social. “Esse seminário foi uma oportunidade para as mulheres avaliarem sua organização dentro do movimento sindical enquanto luta e enfrentamento com reflexão das ações que avaliou momentos da caminhada, identificando as conquistas e os desafios das mulheres na construção e na luta por políticas sociais e de gênero”, disse.

Para ela, o momento também foi um instrumento de formação. “Os temas foram apresentados com muita qualidade pela parlamentar a Deputada Estela, que é militante das causas sociais e também pela secretária Junéia Batista e a educadora Socorro Borges, que veio contar e expor sobre a situação das mulheres nos espaços de poder, dando uma enorme contribuição com o seu legado quando foi diretora da CUT-PB, no início da criação da entidade. Um verdadeiro retorno ao movimento sindical, devolvendo o que sua formação acumulou ao longo do percurso que ela teve dentro da base CUTista”, salientou.

Ainda segundo ela, o evento ainda serviu para a troca de experiência e o acúmulo de conhecimento na temática de gênero e que fortaleceu todas as trabalhadores para a implementação de políticas de mulheres em seus sindicatos.

As bancárias Silvana Ramalho e Adriana Maletta também estiveram presentes no evento.  Segundo a diretora do Sindicato, Silvana Ramalho, a oportunidade de reconhecer o trabalho  feito pelas mulheres no movimento sindical é motivador. “Os problemas que as mulheres trabalhadoras enfrentam são muito parecidos, independente da categoria. Apesar de serem  profissões diferentes, a gente se identifica com os mesmos desafios, pois nossa jornada vai  mais além do expediente comum com uma tripla jornada, casa, trabalho e filhos. Ao longo  desses 30 anos, percebemos alguns avanços, mas ainda sentimos que muitos problemas  persistem e nossa luta se torna ainda mais necessária em meio a um cenário de retrocessos nos direitos sociais”, explicou.

 

Mulheres no Poder

 

Para Socorro Borges, a participação das mulheres nos espaços de poder ainda é vergonhosa em números de representantes. Ela destacou que apenas 4,5% da composição da Câmara e do Senado são de Mulheres. Nos partidos, apenas 13% são de Mulheres. Em João Pessoa, apenas  3% na assembleia e na câmara. No judiciário, que tem o poder extremamente elitizado e classista o número chega a  27% apenas. “As condições desfavoráveis são um estigma para as mulheres”, avaliou.

Confira a lista de homenageadas:

 

Maria da Penha – (falecida) –

Maria Ednalva Bezerra (falecida)

Cerize Benedito (Falecida)

Lucia Feliz

Maria Soledade

Socorro Borges

Zenia Chaves – Bancária homenageada

Jandira Pacheco – Bancária homenageada

Sonia Lima

Penha Araujo

Soraya Cordeiro

Rita Batista

Cicera Batista

Juneia Batista – Secretaria Nacional de Mulheres da CUT

Estela Bezerra – Deputada Estadual

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios