Nesta segunda-feira (3), o Sindicato dos Bancários da Paraíba abriu inscrições para candidatos a Representantes Sindicais de Base / Delegados Sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Até o dia 14, bancários/as filiados/as ao Sindicato podem fazer as inscrições através do e-mail seeb@uol.com.br.

As eleições serão realizadas de forma remota/virtual, de 24 a 28 de agosto de 2020. O mandato será de um ano, contando a partir da posse dos eleitos, dia 11 de setembro.

O/a Delegado/a Sindical é o/a representante da categoria no seu local de trabalho e é o elo entre a base que o(a) elegeu e o Sindicato. Tem como atividades essenciais: organizar e mobilizar a categoria sempre que necessário; participar e auxiliar na organização de eventos do Sindicato, bem como representar o Sindicato perante a sua base e distribuir os materiais da Entidade.

Quais as atividades do/a delegado/a sindical?

  • Representar os funcionários da dependência junto ao Sindicato;
  • Encaminhar reivindicações especifica;
  • Acompanhar o cumprimento dos contratos coletivos, da legislação trabalhista e previdenciária;
  • Promover o diálogo entre os funcionários para apresentar críticas e sugestões para melhoria das condições de trabalho, bem como conciliar conflitos individuais.

Quais os direitos do/a delegado/a sindical?

  • Podem se ausentar para participação em atividades sindicais com a quantidade de dias definidas no acordo de cada banco. A ausência nestas condições será considerada como falta abonada e dia de trabalho efetivo para todos os efeitos legais;
  • O representante sindical de base não poderá ser removido do seu local de trabalho durante a vigência do mandato;
  • A ação do representante sindical de base é livre, bem como o acesso à comunicação com os demais colegas de trabalho;
  • Fica vedada a dispensa do empregado eleito delegado sindical, a partir do momento do registro de sua candidatura até 1 (um) ano após o final do seu mandato, salvo se cometer falta grave.

O presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, enfatiza a importância dos/as representantes de base na organização da categoria na atual conjuntura.

“Pela primeira vez vamos realizar eleições para delegados sindicais por meio virtual, devido os cuidados com a segurança dos nossos representados ante o perigo de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). O momento é mais que oportuno para contarmos com mais essa força na campanha nacional em curso. Mesmo que não estejam em trabalho presencial, delegadas e delegados sindicais têm mais aproximação com seus colegas e mais conhecimento dos problemas vivenciados no dia a dia de cada unidade de trabalho. Neste momento de ataques às empresas estatais, principalmente o aceleramento da privatização dos bancos públicos, através da venda de ativos, vamos precisar de muita mobilização para defendermos a democracia e o patrimônio público, bem como resistir aos ataques do governo Bolsonaro aos nossos direitos. Portanto, os companheiros e as companheiras que tenham afinidade com a luta da categoria não podem ficar fora desse pleito para a escolha de delegados e delegadas sindicais, que   representam a força que vem da base”, conclamou Lindonjhonson.

Veja os editais de convocação para a Eleição de Delegados Sindicais:

Fonte: Seeb-PB