A CUT, em parceria com a Universidade Global do Trabalho (GLU), indica dirigentes e assessores sindicais de suas entidades para participar dos cursos de Mestrado Internacional Políticas Trabalhistas e Globalização Universidade Global do Trabalho – OIT e Organizações Sindicais, no Brasil-Unicamp e África do Sul.

A Universidade Global do Trabalho (GLU) é uma iniciativa da OIT com várias instituições sindicais, acadêmicas (Universidade de Kassel e Escola de Economia de Berlim na Alemanha, Universidade WITS na África do Sul, Unicamp no Brasil, e Instituto TATA na Índia), e de pesquisa. No Brasil, são parceiras do projeto a CUT, o Observatório Social/CUT, a FES-Brasil e a Unicamp.

A Universidade Global do Trabalho oferece cursos de mestrado internacional de aproximadamente um ano, e tem como público alvo prioritário pessoas com atividades na área do trabalho: dirigentes sindicais e assessores, e pesquisadores do meio sindical.

Veja abaixo os requisitos necessários aos candidatos/as:

a) Tenham curso superior em qualquer área do conhecimento;

b) Tenham fluência na língua inglesa (pois os cursos são ministrados em Inglês);

c) Disponibilidade para permanecer fora do país pelo menos durante 1 ano (no caso das universidades estrangeiras);

d) Sejam indicados formalmente pelas entidades sindicais nacionais – confederações, federações e sindicatos nacionais;

e) No caso de solicitação de bolsas de estudo (no valor de aproximadamente 600 Euros mensais); a entidade sindical que indica o candidato deve se comprometer com o co-financiamento de 1.500,00 Euros, caso o candidato seja aprovado na seleção;

f) Se funcionário das entidades sindicais, assumir compromisso de trabalho na entidade sindical por um período de 3 anos, após o término do curso;

g) Mantenha relações de diálogo com a Secretaria Nacional de Formação da CUT, responsável pelo acompanhamento pedagógico do curso e da participação dos alunos indicados.

h) Preencha formulário de inscrição da GLU, disponível no site: http://www.global-labour-university.org/

i) Envie toda a documentação para a Secretaria Nacional de Formação da CUT, aos cuidados de Marta Regina Domingues, 20 dias antes do prazo final para envio das candidaturas.

África do Sul – O prazo final de envio de candidaturas para a África do Sul é 31/08/2009.

Brasil – Procedimentos e prazos para brasileiros/as:

Para os brasileiros se candidatarem ao curso GLU na Unicamp-Brasil, é imprescindível:

1) Além da Inscrição no programa da GLU conforme instruções anteriores, a Participação do processo de seleção da Unicamp para o Mestrado em Desenvolvimento Econômico na área de Economia Social e do Trabalho do Instituto de Economia/Unicamp, e realização do Exame Nacional da ANPEC, também da Unicamp.

Prazos da ANPEC 2010 – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia:

· Inscrições de 1º de junho a 3 de Agosto de 2009

· Realização do exame nos dias 30/09/2009 e 01/10/2009

· Taxa de inscrição: R$ 300,00 até 30/06/2009 e R$ 310,00 a partir de 01/07/2009.

· Para maiores informações, consultar o Manual do Candidato ao Exame 2010 da ANPEC, disponível em: http://www.anpec.org.br/exame.htm.

Atenção: é exigida a realização do exame da ANPEC, somente das provas de Economia Brasileira e Inglês. Porém, é necessária a presença e assinatura em todas as provas.

Mais informações e orientações: Secretaria Nacional de Formação da CUT – (11) 2108.9281 – snf@cut.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email – c/ Marta Regina Domingues.

Visite também o site da Universidade Global do Trabalho.

http://www.global-labour-university.org/

Fonte: CUT Nacional