Movimento Abril Verde ressalta a relevância da cultura de segurança e saúde no trabalho
Na quarta-feira, 24 de abril, o Sindicato dos Bancários da Paraíba vai destacar o Movimento Abril Verde no evento intitulado “Promovendo um Ambiente de Trabalho Saudável”, das 19h às 22h, no auditório da entidade. Os palestrantes serão: Thaís Máximo, professora do Departamento de Psicologia da UFPB; Kleber Silva, diretor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa (Cerest JP); e José Neto, perito médico federal especializado em Epidemiologia do Trabalho.
O Movimento Abril Verde tem como objetivo disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.
Segundo especialistas, investir em iniciativas de prevenção de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho é capaz de assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável.
Estatística de Acidentes
De acordo com a Previdência Social, foram notificados 7.506.055 acidentes de trabalho entre 2011 e 2022. Desses acidentes, os homens são 5.050.836, enquanto as mulheres são 2.447.812. Considerando isso, em 2011, os homens tiveram uma taxa de acidentalidade de 70,86% e, em 2022, houve uma taxa de 64,16%. A porcentagem de mulheres foi de 29,14% e, em 2022, 35,84%. Apesar do aumento no número de acidentes de trabalho entre os homens em 2022, as mulheres tiveram um aumento de 22%, ao passo que os homens tiveram uma redução de quase 10%.
Abril Verde
O Movimento Abril Verde abrange uma ampla gama de temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, incluindo avaliação de riscos, ergonomia, toxicologia, saúde mental, entre outros. Essas ações fornecem embasamento técnico-científico para a elaboração de políticas públicas, normas regulamentadoras e iniciativas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Em nome da diretoria, o presidente Lindonjhoson Almeida e o secretário de saúde Washington Luiz convidam bancárias, bancários, a classe trabalhadora e a sociedade em geral para participarem do evento. “A categoria bancária é uma das que mais tem trabalhadores e trabalhadoras afastados do trabalho por conta das doenças ocupacionais e a cada dia aumenta ainda mais o número de Comunicados de Acidentes de Trabalho (CATs) que temos emitido ao acolher e apoiar nossos representados acometidos por doenças adquiridas no ambiente de trabalho. Vamos prestigiar esse evento que nos dá a oportunidade de fortalecermos o Movimento Abril Verde e debatermos com profissionais qualificados a implementação de ações para promovermos um ambiente de trabalho saudável”, conclamam.
Fonte: Seeb-PB, com informações da Fundacentro