Busca-se, assim, evitar a incidência do câncer de próstata no Brasil e na Caixa, para reforçar que a prevenção é a melhor reação contra a doença
Começou na última sexta-feira/dia 1º de novembro a campanha Novembro Azul, para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro, mas no Brasil a campanha foi lançada oficialmente no ano de 2008, por ocasião do 35º Congresso Brasileiro de Urologia, no Rio de Janeiro.
A campanha Novembro Azul conta mais uma vez com a adesão da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), sempre em parceria com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, apoia estratégia mais adequada em relação à doença, com abordagem mais integral da saúde do homem. “A prevenção e a luta contra o preconceito se sintonizam com os valores defendidos pelas entidades associativas, sobretudo na perspectiva da promoção do bem-estar”, reitera.
Sergio Takemoto defende ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do registrado na pele. O alerta do presidente da Fenae se estende aos empregados da Caixa para conscientizá-los em relação aos cuidados com a saúde.
Como prevenir o câncer de próstata?
A melhor forma de prevenir o câncer de próstata é a adoção de hábitos saudáveis de vida, como fazer atividade física regular, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcóolicas e não fumar, para impedir o risco de doenças crônicas, com o câncer.
A recomendação é que homens a partir dos 45 anos sem fatores de risco procurem um urologista para realizar o exame de toque e o de sangue, conhecido como Antígeno Prostático Específico (PSA). No caso daqueles que possuem situações de câncer na família, ou que apresentem processos inflamatórios na próstata, recomenda-se que os exames comecem a ser realizados aos 40 anos de idade.
Apesar do câncer de próstata ser uma doença grave, 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. Para que isto seja possível, o preconceito deve ser superado. A maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) revela que, a cada 38 minutos, alguém da população masculina morre em decorrência do câncer de próstata.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Os sintomas do tumor da próstata são a vontade frequente de urinar à noite, ardência ou dor ao urinar e sangue na urina ou sêmen. Quando o tumor atinge apenas a próstata e não se espalha por outras regiões do corpo, pode ser necessário cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em algumas situações especiais.
Quando a doença está localmente avançada, é necessário radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. No caso de o tumor já ter se espalhado, para outras partes do corpo, o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.
Como surgiu a campanha Novembro Azul?
O movimento chamado campanha Novembro Azul tem caráter mundial e foi criado para contemplar a saúde integral da população masculina, embora abranja também as mulheres trans, travestis e pessoas com identidade de gênero não-binária. É assim porque esse grupo possui próstata e está sujeito à doença.
Originalmente, a data de 17 de novembro refere-se ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Tanto é assim que, em algumas situações ou por todo o país, a cor azul – símbolo do combate à doença – toma conta de pontos turísticos para reforçar a importância do diagnóstico precoce.
A campanha Novembro Azul, como é chamada no Brasil, e a campanha Movember, como é conhecido mundialmente o movimento contra a doença, são exemplos de iniciativas que visam conscientizar a população masculina sobre a importância das visitas ao urologista para o diagnóstico precoce de tumores na próstata.
Fonte: Fenae