Crédito: Dráulio Joca
Dráulio Joca A expectativa da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) de que no último dia 15, durante reunião da comissão, fosse assinado o acordo coletivo e cumpridos os compromissos acordados na Campanha Salarial não se efetivou.

Segundo a direção do Banco do Nordeste, a minuta seguiu para Brasília e está à espera de aprovação do DEST, órgão encarregado do controle das empresas estatais. A previsão é que os trâmites corram rapidamente e o acordo seja assinado o mais breve possível.

"A notícia não deixa de ser boa. No entanto, a ideia inicial era que o acordo fosse assinado ainda este ano. Esperamos que um dia ele seja assinado junto com os demais bancos, pois não existe razão para esse tratamento diferenciado", afirmou o coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino.

A presidenta do Sindicato de Pernambuco, Jaqueline Melo, participou da reunião da comissão por conta da importância do BNB e também do processo de negociação. "Acreditamos que, junto com a mobilização dos funcionários, o processo nacional de negociações permanentes viabiliza a conquista de avanços para todos os bancários", afirma.

Ações da URP e Plano Bresser

Durante as negociações, a direção do BNB propôs que seja marcada reunião, em Pernambuco, para tratar dos passivos de ações da URP e do Plano Bresser, o que deve acontecer em janeiro.

O que foi discutido com o BNB

Sobre os compromissos da campanha salarial, a superintendente de Desenvolvimento Humano do Banco, Eliane Brasil, afirmou que estão sendo envidados esforços para cumprir o acordado. Com relação ao ajuste do PCR, informou que o Banco está finalizando parecer jurídico para dar os demais prosseguimentos: seguir para a Diretoria do Banco, Conselho de Administração e depois, para o governo federal.

Quanto à extensão do benefício da licença-prêmio para funcionários com direito adquirido até janeiro de 1997, informou que o presidente do Banco, Roberto Smith, tem encaminhado tratativas para cumprir esse compromisso.

Plano CV da Capef – Eliane lembrou que uma reunião em Brasília com a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Banco resultou no fechamento de um acordo para finalização da redação do documento. A expectativa é que a autorização para implantação ocorra nos primeiros meses do próximo ano.

Compensação dos Dias Parados – Dia 15/12 foi a data final para a compensação dos dias parados da greve. O Banco tomou conhecimento de apenas nove casos até agora de saldo devedor, todos no Maranhão. Esses e outros que vierem a aparecer serão negociados caso a caso.

Concurso – Edital convocando concurso para nível médio e superior em várias carreiras está sendo finalizado. Previsão é que ele seja publicado ainda este ano.

Migração para o Plano Natural da Camed – O Grupo de Trabalho que estava analisando o impacto da migração de participantes do Plano Família para o Natural nas contas do Banco já finalizou os estudos, que serão apresentados à Diretoria do Banco em seguida.

Plano de Função – O Banco informou que o Plano está em fase final de formatação.

Comitê de Assédio Moral – O Banco informou que a Super DH teve reunião para definir as formas de trabalhar o comitê e está estudando a melhor estrutura para sua instalação. A CNFBNB se comprometeu também a fazer um estudo quanto ao que existe em outros bancos para agilizar a instalação do Comitê. Proposta da Comissão deve ser apresentada na próxima reunião da mesa específica com o Banco, no início de 2010.

Fonte: CNFBNB com Seec-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *